Grupos de Comunhão

Você Tem Sede de Deus?

Texto Bíblico: Is 43.18-119 e 44.3-5


No mundo tão conturbado de hoje, cada vez mais pessoas vivem de expectativas passadas, a dificuldade cada dia maior de construirmos algo novo nos leva a viver de recordações. Seria esta a melhor opção? Podemos ver que:

Muitos vivem das GLORIAS PESSOAIS PASSADAS: Quando eu tinha... Quando eu fiz... Quando eu era jovem... Quando eu te conheci... No meu tempo... (como se o já estivesse morto e esse não fosse mais o seu tempo).  Outros, Vivem das GLORIAS ESPIRITUAIS PASSADAS: Um dia eu pedi ao Senhor uma benção e ele me concedeu. Eu já tive um problema e coloquei nas mãos do Senhor e Ele entrou com providência. É, Deus já meu usou e eu... (fiz e aconteci). Há ainda m caso pior:

Aqueles que vivem das lembranças de UM PASSADO DE: SOFRIMENTO, LUTAS, TRAJÉDIAS, DORES, DECEPÇÕES, FRUSTAÇÕES... Que marcaram tanto, a ponto de fazer com que estas pessoas MANTENHAM O PASSADO VIVO NO PRESENTE!

Mas Deus nos instrui em sua Palavra: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.” (IS 43:18). Boas ou más, alegres ou tristes... JÁ PASSARAM! Cega de viver se alimentando destas migalhas, muitas vezes cheias de bolor e mofo que amargam a sua vida... Deus te convida nesta noite a dar um BASTA a esta situação!

Vejamos como e porque Deus quer que façamos isso:

Deus quer te dar uma nova expectativa de vida.

“Eis que faço uma coisa nova” (Is 43.19). O que você quer que o Senhor faça novo em sua vida? Qual o milagre que você precisa experimentar? Deus é cumpridor de Sua Palavra: “Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará." (Is 14:24). Qual a benção que você quer que o Senhor determine hoje em sua vida? “Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura não o anunciareis? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conheceste.” (Is 48:6). Ela já está para acontecer: agora “sairá à luz” (Is 43.19). Você está aqui para ser abençoado... CREIA! Não importa se sua vida está difícil, Ele fará um novo caminho para você passar.

Talvez você já está: cansado, esgotado, nada do que faz te leva a lugar nenhum. Se você se sente no deserto... Saiba que: O DESERTO É LUGAR DE BENÇÃO! Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo."(IS 43:19). Deus fará um rio correr em seu coração e o tornará pronto pra receber uma nova vida de vitórias. Você precisa apenas crer e depositar sua confiança naquele que pode todas as coisas.

Mas para isso é preciso ter sede.

A Bíblia nos diz que Ele está pronto para: “derramar água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.” (Is 44:3) Quem não tem sede deita-se ao lado do riacho e não bebe dele. Mas quem tem sede é capaz de buscar o rio até encontrar, ele não desiste... ele sabe que DEUS O GUIARÁ A ÁGUAS PROFUNDAS... E LÁ ELE SACIARÁ SUA SEDE.

Quando permitimos que o Senhor derrame do Seu Espírito sobre nós, tudo se transforma:

a) a terra seca torna-se produtiva, (Bênção da Prosperidade)

b) as feridas do coração são fechadas, (Cura das Emoções)

c) a angústia da incerteza é aniquilada, (Restauração Espiritual)

d) coloca glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado (Is 61.3). (O Resultado da Presença Íntima de Deus)

DEIXE QUE DEUS DERRAME DE SEU ESPÍRITO SOBRE VOCÊ ESTA NOITE!

Conclusão:

Se você está sedento do Deus, hoje Ele vai saciar sua sede... Você será tão abençoado que terá alegria de declarar: Eu sou do Senhor!

Porque o Senhor mesmo se revela ao seu coração afirmando:

“E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.” (JO 7:37)

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;” (MT 5:6)

“Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas,” (IS 55:1)

“E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (AP 22:17 c)

SE VOCÊ ESTÁ SEDENTO VENHA BEBER... DO ESPÍRITO DE DEUS... DA ÁGUA DA VIDA...

Ore a Deus e peça que ele inunde sua vida, para que de você flua rios de água da vida!

Pr. Everton G. Filho



Conquistando o Sobrenatural de Deus
Texto: Mateus 14. 22-29



Tornar-se um filho de Deus representa uma conquista muito maior do que a expectativa que a maioria tem quando levanta suas mãos e confessa a Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador.

De fato, nenhum de nós tinha a mínima ideia das coisas que estão à disposição daqueles que se tornam cidadãos do Reino de Deus. E o pior, é que muitos ainda, mesmo já tendo esses direitos não os conhecem e por isso não usufruem de tamanhos privilégios. Quando nos tornamos filhos de Deus podemos viver num novo nível, o nível do sobrenatural. A palavra sobrenatural significa: Que ultrapassa as forças da natureza; fora das leis naturais: poder sobrenatural. Que pertence ao domínio da fé: verdades sobrenaturais.

Quando descobri essas definições fiquei surpreso com a confirmação de uma convicção que já tinha: a de que a conquista do sobrenatural tem tudo a ver com a fé no Deus Criador de todas as coisas. O texto que lemos nos mostra o sobrenatural se revelando na vida de homens comuns como cada um de nós, e nele vemos algumas chaves para conquistarmos o sobrenatural:

1. A nossa fé será colocada à prova (vs.23) Os discípulos já acostumados com a companhia de Jesus, ficam por um momento sem a presença do Mestre. Com certeza era muito confortante conviverem ao lado de alguém que não era qualquer um, mas o Messias que se revelava seguidamente com seus milagres, sabedoria e amor incomparável. Mas, por um breve momento Jesus os deixa a sós e foi o suficiente para que a fé daqueles homens fosse provada. O mar se agitou, os ventos sacudiram a embarcação e Jesus naquele momento não estava por perto.

Quantas vezes você já se sentiu assim? Solitário no meio da tempestade. Para alcançar o sobrenatural você precisa exercitar a sua fé e Deus permite que situações semelhantes aconteçam conosco para que cresçamos nesse aspecto.

2. O sobrenatural só pode ser conquistado quando as coisas fogem do nosso controle (vs.24) Enquanto tivermos o controle das coisas não precisamos que o sobrenatural se manifeste. Você pode até optar por viver assim, porém jamais vai conseguir superar os seus limites. Enquanto estamos nas nossas zonas de conforto, tomando nossas próprias decisões e mantendo tudo debaixo da nossa vontade, jamais iremos romper nossas fronteiras de capacidades, das nossas habilidades e competências, do nosso orçamento ou qualquer outra coisa que seja “nossa”.

Agora, quando você chega ao ponto que reconhece suas falibilidades, ou que os seus sonhos e projetos não cabem na sua lista de habilidades e talentos, porque são muito maiores; o sobrenatural pode ser acionado. Creio firmemente que Deus se agrada disso. Porque é nessa hora do impossível para o homem, quando Ele começa agir. Não sei se você já passou por momentos assim, em que o controle é tirado de suas mãos. Não me refiro à falta de planejamento ou consequências de erros e pecados. Estou falando sobre sua vida virar de pernas para o ar, porque no meio da travessia a tempestade te alcançou quando você não previa. Isto aconteceu comigo: em menos de dois anos após ter casado muito bem em todos os aspectos, minha vida deu uma reviravolta e se tornou muito complicada.

Durante a provação o que restou tudo parece desmoronar. Porque naquele período o que estava aparentemente sob nosso controle teve que ser passado inteiramente para a confiança irrestrita a Deus. Depois que as nuvens escuras e os ventos se foram, podemos experimentar o sobrenatural de Deus em nossas vidas através de muitos milagres.

Isto aconteceu com os discípulos. A maioria era pescadores, acostumados com a navegação, mas naquele momento sem a presença física de Jesus, viram-se na impossibilidade de fazer qualquer coisa em relação àquela tormenta.

Aprenda que deixar de ter o controle total das coisas faz parte do processo de quem deseja andar no sobrenatural de Deus.

3. Precisamos vencer os nossos medos (vs.25) O maior problema não é o medo em si, porque se bem equilibrado ele serve como um instrumento de segurança para nós. O que não pode acontecer é permitirmos ser paralisados por ele. Isto é, deixar de seguir em frente mesmo diante daquilo que nos desafia por causa das nossas fobias.

Na história da vitória de Davi sobre Golias. Ali o medo foi o principal derrotado. É certo que em algum momento Davi sentiu aquele friozinho na barriga, mas não o suficiente para fazê-lo retroceder.

Os discípulos de Jesus por causa do medo demoraram a perceber que Jesus, embora os tivesse deixado por algum tempo a sós, jamais os abandonaria. Ele sempre chega na hora certa e com seus discípulos não foi diferente. Mas, o medo que sentiam naquele momento fez até que passassem acreditar em fantasmas.

Existem pessoas que Deus começa a abrir as portas da prosperidade, dos milagres, das vitórias, mas o medo de romper, de administrar, de assumir responsabilidades, os paralisam e o sobrenatural de Deus fica retido em suas vidas. Para vivermos esse nível que ultrapassa a naturalidade das concepções humanas precisamos enfrentar e vencer nossos medos. Nesse momento a Palavra de Jesus para você é a mesma que Ele falou para os discípulos: Não temais... tende bom ânimo.

4. Ousadia. Essa é uma qualidade que vai distinguir os que vão conquistar o sobrenatural. Todos viram Jesus andando sobre as águas, ouviram sua resposta e ficaram se admirando da experiência de Jesus de andar sobre as águas. Mas, houve um homem, apenas um, que não se conteve, que não queria apenas assistir algo sobrenatural, mas sim participar daquele momento fantástico. Era Pedro: ousado e intrépido. Soube aproveitar aquela oportunidade ímpar e desafiou o milagre de Deus: “Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.” Se você pensa que Jesus se ofendeu com isso, está enganado. A resposta de Jesus foi a mais positiva possível, Ele queria compartilhar aquela experiência com algum homem de coragem. “E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.”

Conclusão. Alisando este estudo somos desafiados a acreditar mais e mais que não dependemos de nós mesmos; que a matemática desse mundo não é a mesma de Deus; que as leis da Física não podem controlar o poder d’Ele. Temos um Senhor em nossa vida que está no comando das coisas inexplicáveis para a mente humana. Ele é o Deus do sobrenatural e sob sua palavra podemos também pode até andar sobre as águas. Porém existem muitas pessoas que só podem contar o testemunho da vida de outros, que se satisfazem apenas em ver as maravilhas ocorrendo na vida do irmão ao lado, isso quando a vitória dos outros não se torna a dor de cotovelos deles. Mas você não é chamado por Deus para ser assim.

Creia, vença os medos, transforme as dificuldades em oportunidades, ouse e conquiste o sobrenatural de Deus! É uma questão de escolha: viver no natural (como qualquer pessoa) ou no sobrenatural (como Filho (a) do Deus Vivo!). Tome a decisão certa afinal você é Príncipe e Princesa do Senhor. Deus os (as) abençoe.

(Extraído e adaptado do Blog do Líder)



Plano de Deus Para a Prosperidade
                                                                                  Texto: Gn 12.1-3

Quanto se fala hoje sobre prosperidade. Há campanhas publicitárias incentivando a prosperidade, livros que ensinam como ser próspero e ganhar seu primeiro milhão antes dos quarenta. Vivemos em um mundo que se fala que “tudo vale para ser próspero”. As maiores esquisitices povoam as mentes de muitas pessoas: usar uma peça de roupa íntima amarela na virada do ano, colocar sete sementes de romã na carteira, usar pé de coelho pendurado ou encontrar um trevo de 4 folhas... Ah! E não esqueça da ferradura pendurada atrás da porta. Tanta bobagem! Mas, e Deus? O que nos fala a Bíblia sobre prosperidade? Vejamos.
No texto que lemos podemos destacar dois pontos fundamentais:

1. Deus deseja nos tornar pessoas abençoadas. “te abençoarei... Sê tu uma bênção”. No Antigo testamento ABENÇOAR (barak), quer dizer: conceder poder para alcançar sucesso, prosperidade, fecundidade, longevidade, etc. Isso envolve todas as áreas de nossa vida: emcional, física, materiais e espirituais. Deus deseja te conceder este poder para que alce sucesso e prosperidade. Você quer recebê-la?

2. Existe, porém uma condição! “Sai da tua terra... E vai para a terra que te mostrarei...”. Nossa parte é deixar de viver confiado nas circunstâncias da vida, na comodidade, na acomodação e na segurança baseada em nós mesmos; e decidirmos ir para onde Deus quer do modo que Ele quer. Devemos, portanto para ser prósperos, seguir o que Deus manda, cumprindo o que Ele determina. Você ainda quer ser próspero? Está realmente disposto a experimentar a prosperidade de Deus na sua vida?

Se você está realmente disposto (a) a viver a prosperidade de Deus deve entender que tem que estar nas mãos d’Ele e que existe um: PLANO de DEUS PARA A PROSPERIDADE. Observe as bases deste projeto.

A. O Caminho da Prosperidade passa por dízimos e ofertas. (Ml 3.8-11) Quando nós não ofertamos e dizimamos estamos roubando a Deus, mas não pense você que este é um “problema de Deus”, não! Para Ele não há conseqüências deste roubo, estas acontecem em nossa vida, pois quando isso acontece damos legalidade para Satanás agir roubando nossas bênçãos. É o devorador que arranca a nossa prosperidade. E para isso não adianta “oração forte”, pois só Deus pode repreender o devorador (Ml 3.11), só o arrependimento sincero, a remissão (uma oferta alça de resgate - Lv 22.14) e o retorno à prática de ofertar e dizimar; move a mão de Deus e Ele repreende o devorador e libera Suas bênçãos sobre nós.

B. A “Lei da Reciprocidade”. (Lc 6.38) Este é um princípio simples porém, muitas vezes ignorado. Você da a Deus, e Deus dá a você! Prosperidade começa com investimento. Um fazendeiro antes de ver seu celeiro abarrotado com o resultado de sua colheita, tem que investir na semente e plantar em terra boa. Se não plantamos não colhemos, se plantamos pouco, colhemos pouco, se plantamos com abundância com abundância colheremos. Quanto você tem investido no Reino de Deus? Não há terreno mais fértil, a terra está preparada e o Senhor garante uma grande colheita... Plante!

C. Prosperidade é um Resultado e não um objetivo. (3 Jo 2) Ao contrário do que muitos têm ensinado o objetivo maior do homem não é ser próspero, mas sim ter uma vida de qualidade, compromisso e dedicação a Deus. Por isso a prosperidade não é um fim em si mesma, mas o resultado de um estilo de vida orientado por Deus. É um grande erro buscar a Deus exclusivamente para ser próspero.

D. Só haverá prosperidade quando aprendermos a utilizar os bens e não amá-los. (Mc 10.17-27) Existem inúmeras promessas de Deus para aqueles que seguem, uma delas diz que se quisermos e ouvirmos a Ele, comeremos o melhor desta terra (Is 1.19). Mas se colocarmos nosso coração naquilo que o Senhor nos entrega acabamos nos afastando d’Ele. Por isso precisamos aprender a colocar nosso coração em Deus e não nas bênçãos.

Será que estamos prontos pra receber a prosperidade de Deus? Temos sido fieis a Ele? Temos agido como grandes agricultores, ou como aqueles que plantam um jardinzinho no quintal de casa? Estamos na presença de Deus porque o queremos ou por puro interesse em suas bênçãos? Quando Deus abrir as Janelas do céu, vamos continuar a sermos fieis ou as preocupações desta vida e dos negócios, vão nos afastar de D’Ele?

Conclusão. Você quer ser próspero? Está disposto? É uma decisão pessoal, você pode continuar tentando sozinho, do jeito que tem feito até agora ou aceitar o Plano de Deus para a Prosperidade.
Se realmente você quer alcançar a prosperidade de Deus, eu te convido a declarar agora em oração: “Deus, eu neste momento reconheço que o Senhor é o verdadeiro dono da minha vida e por isso assumo o compromisso de viver conforme a Sua Palavra, guia-me para onde quiser da maneira que quiser, porque sei que será o melhor para mim. Reconheço que devo entregar em Sua casa meu dízimo e as ofertas que o Senhor colocar um meu coração e me perdoe se algum dia não fui fiel. Forma em mim um coração abençoador e generoso, multiplica a minha fé, para que eu venha a semear abundantemente no Teu Reino, para que tenha colheitas ainda maiores. Guarda também o meu coração envolvido na Tua humildade e dependência, para que jamais ele seja guiado pelas coisas deste mundo. Pai, eu te amo e reconheço que se o Senhor não abençoar, ninguém pode. Por isso te peço libera Tuas Bênçãos sobre minha vida. Amém!”
(Estudo de Célula da Igreja Batista da Lagoinha)



A BÊNÇÃO PODE CESSAR
“Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.” (Hb 3.12)


        As bênçãos de Deus podem não ser garantidas para sempre, porém
permanecem enquanto formos fiéis. São presentes de Deus para os seus filhos. Os israelitas experimentaram isto lá no Egito. Primeiro eram bem tratados por respeito a José. Mas ele morreu e aí se levantou um que não conhecia a José e tratou os israelitas como simples escravos. “E os egípcios puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza” (Ex 1. 11 e 13)


Muitos não reconhecem a bênção como uma dádiva originada na graça de Deus. Quantas vezes alguém já comeu uma refeição e nem tomou um tempo para agradecer? Parecemos crianças mal criadas que comem a refeição com alegria, mas ficam chateadas quando a mãe pede para lavar a louça.

I – IMPEDIMENTOS AO FLUIR DA BÊNÇÃO NA SUA VIDA.

A – Quando você não valoriza Deus como fonte da bênção.

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim, visto que esqueceste da lei do teu Deus, eu me esquecerei dos teus filhos.” (Os. 4.6)

Não reconhecer Deus como fonte da bênção é como declarar que foi você mesmo que conquistou determinada coisa, é confiar no seu próprio braço. E declara a Palavra que maldito é o homem que confia em si mesmo.

B – Quando Deus notar ganância ou arrogância.

É uma tragédia, um absurdo e futilidade, tentar viver a bênção de Deus na sua vida e família, se elas foram retiradas, em função haver roubo a Deus nas ofertas de primícias e nos dízimos. “Com maldição, sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro” (Ml 3.9-10)

C – Quando a gratidão cessa, a bênção é impedida.

“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. (Rm 1.21)

Da mesma forma que não reconhecer que a bênção vem de Deus, não ser grato a Ele, também afastará a sua bênção

II – QUANDO A BÊNÇÃO CESSA?

A - Você perderá a bênção, no momento em que ignorar um problema que é capaz de resolver e se nega.

Torna-se egoísta e egocêntrico e não ajuda ninguém. O seu coração endurece e vê os necessitados como pessoas que não querem trabalhar. (I Jo 3.17) “Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo seu irmão necessitado, lhe serrar o seu coração, como estará nele a caridade (amor) de Deus?”.

Não tendo amor e misericórdia pela vida dos outros, cessa a bênção de Deus. Como disse o próprio Jesus: Pai, perdoa as minhas ofensas assim como EU tenho perdoado quem me ofendeu. Um sem o outro não funciona.

B – Quando segue maus conselhos.

Quando não segue os conselhos divinos e se busca os conselhos do mundo. A bênção cessa. Jeroboão deixou os conselhos dos anciãos e seguiu um conselho errado e a tragédia era inevitável. “E lhe falou conforme o conselho dos jovens dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo, meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.” (I Rs 12.14)

C – Quando se associa com pessoas erradas.

Qual união pode haver entre luz e trevas? A Bíblia nos diz para não nos associarmos em jugos desiguais. Quando fé é desigual e não há adoração nem temor ao Deus da Bíblia. Os filhos de Coré se rebelaram contra Moisés questionando a sua autoridade. Moisés ficou triste. Ainda mais, os filhos de Coré ofereceram incenso ao Senhor, mesmo desobedecendo a Moisés. Por isso foram 14.700 pessoas que morreram com eles. “E a terra abriu a sua boca e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré e a toda a sua fazenda. E eles e tudo que era seu desceram vivo ao sepulcro, e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação.” (Nm 16.32-33) O tempo que vivemos é o da Graça, mas a bênção pode ir embora.

D – Quando você desonra os seus pais.

"O filho insensato é tristeza para seu pai e amargura para quem deu a luz” (Pv.17.25) Honrar os pais é um mandamento com promessa. “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os dias na terra que o Senhor, Teu Deus, te dá.” (Ex 20.12). Entenda que aqui não é apenas o pai biológico, mas também o pai espiritual.

III – QUANDO HOUVER PECADO.

“Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o principio. Para isso o Filho de Deus se manifestou; para desfazer as obras do diabo” (I Jo 3.8)

Quem volta ao pecado diz a Palavra, que a sua vida será sete vezes pior (Mt 12.44-45). Esta é uma palavra de alerta para todos os cristãos. Ai dos desviados. Jesus nos fala de uma possessão demoníaca muito intensa. O primeiro espírito já era mau, mas os outros sete que vieram eram muito piores. Se um único espírito maligno causa tantas coisas ruins, imagine sete.

CONCLUSÃO

Devemos estar bem atentos e buscar com todas as nossas forças servir a Deus. Porque Ele é fiel e as suas bênçãos com certeza virão sobre a nossa vida.

(Bp. Alfredo Tiezzi – Igreja Cristo Liberta)


PORQUE TODA A TERRA É MINHA.

Texto: Êxodo 19:1 a 5
Todo mundo já ouviu esta Palavra, mas qual dimensão ela significa.
Quando já fazia três meses que o povo estava andando no deserto, Deus quis ensiná-los sobre isso, mas, eles não entenderam isso, que tudo o que existe no céu, na terra, no mar, as coisas grandes, as pequenas, as possíveis e as impossíveis, pertencem a Deus, as que já existem e as que ainda irão existir, tudo pertence a Deus, tudo está em suas mãos, (Jeremias 27:5) - Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, e com o meu braço estendido, e a dou a quem é reto aos meus olhos.

Três coisas importantes que precisamos aprender sobre isso:

1 – Nada é definitivo. Você pode estar passando por um momento agora que não seja muito bom na sua vida, ou até mesmo um momento muito crítico da sua vida, eu quero dizer que isso pode mudar. Daqui a pouco esse dia acaba e virá um novo. Ninguém pode te dizer que é o fim, ninguém tem condições de te dizer que não vai ser possível, somente Deus pode, porque tudo pertence a ele, a última palavra vem dele. Essa situação na sua vida pode mudar.

2 – Deus é a fonte de tudo. A bíblia diz que Deus é o inicio e o fim, que nele todas as coisas foram criadas e que sem Ele nada se fez, ou seja, tudo está n’Ele e com Ele, você tem que ir a Ele. Um dia os discípulos estavam num barco com Jesus e uma grande tempestade se levantou e eles quase morreram, porque as águas estavam entrando no barco e o barco estava quase afundando, eles começaram a tirar água do barco, mas, não adiantava, o barco estava quase virando, quando eles acordaram a Jesus e disseram: Mestre estamos morrendo. Jesus se levantou, deu ordem para que a tempestade parasse e na mesma hora ela parou, e diz a Bíblia que ouve calmaria naquela hora, todo o tempo em que eles correram de um lado para o outro não adiantou em nada, toda aquela preocupação não ajudou em nada, porque ele é a fonte de tudo, quando o procuraram houve a solução

3 – Ele é dono de tudo e Ele dá para quem ele quer. Certa vez, nos conta um pastor, em um churrasco do tipo cada um ajuda com alguma coisa estava muito gostoso, só que o refrigerante acabou e só tinha uma metade do copo que era dele. Não havia mais nenhuma gota de refrigerante, ainda havia muita carne, mas, sem refrigerante, havia muitas pessoas naquele lugar e ele era o dono do último copo de refrigerante, seu filho viu isso e então disse: Pai passa o seu copo de refrigerante. Quem ouviu falou com ele: você já tomou, esse é o do seu pai! Mas, ele nem se importou, continuou dizendo: Pai me dá o seu refrigerante. Alguns diziam, duvido que ele vai dar é o ultimo. Naquela hora o pastor pegou aquele último copo e deu ao filho. Ele sabia que seu pai iria dar, ele tinha certeza que ele ia acabar bebendo aquele refrigerante. Ninguém teve coragem de pedir um pouco do refrigerante, mas o filho, não se importou se seria o último ou não, ele pediu e recebeu. Se você conhecer o coração de Deus você vai ter certeza de que ele quer te dar o que você está precisando, e Ele vai te dar mesmo.

O povo estava três meses andando no deserto e cada vez que eles precisavam de alguma coisa, eles reclamavam, choravam e se desesperavam. Deus estava ensinando que tudo o que eles precisavam estavam nas mãos de Deus e que era só eles pedirem, mesmo que fosse o último copo de refrigerante, nada seria negado a eles. O que temos que fazer então:

1 – Orar. Fp 4.6 nos ensina que: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” O texto está dizendo que não adianta você ficar preocupado, com medo, sem dormir, seja o que for que esteja acontecendo com você, Deus é maior que isso, Ele pode mudar qualquer coisa, nada é definitivo.

2 – Pedir. Jesus em Mt 7.1 nos diz: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Ele declara que vai dar para quem pedir, não adianta você ficar chorando todos os dias, reclamando todos os dias, o que resolve é pedir, exatamente o que você está precisando. Peça, não importa se pareça impossível de acontecer, não importa se a quantia seja absurda, não importa se não exista cura, não importa se nunca aconteceu, apenas peça. (João 16:24) - Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.

3 – Crer. “E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.” (Mt 21.22) Você precisa crer que toda a terra é de Deus, tudo o que existe pertence a Deus, você precisa crer que Deus pode mudar todas as coisas. A bíblia diz: aqueles que se aproximam de Deus precisam crer que Ele existe; crer nisso é acreditar que Ele pode fazer aquilo que precisamos. Era difícil para esse povo acreditar que iria sair água da rocha, mas foi o que aconteceu, era impossível acreditar que iria chover maná, mas choveu, ninguém jamais imaginaria que as aves viriam de longe e iriam pousar nas mãos deles e eles iriam comer carne até não aguentar mais no deserto, mas elas voaram. Nunca, na história, alguém havia atravessado o mar, nem mesmo com barcos, quanto mais a seco, mas, toda a terra é de Deus.

Conclusão. Você precisa crer que tudo está nas mãos de Deus, eu quero convidar você a orar agora. Venha pedir ao Senhor o que você precisa, mas, creia que sua oração vai ser ouvida e respondida.
(Extraído da Comunidade Carisma – Adaptado)


 
A CANDEIA QUE ILUMINA OS HOMENS

Texto: Mc 4.21-25


A pessoa que recebeu a Palavra de Deus de bom grado em seu coração há de frutificar grandemente, de maneira que todos possam ver os seus frutos. Daí a parábola da candeia, que revela a posição que ocupará no reino espiritual aquele que se deixou transformar completamente pela semente da Palavra.

A Função da Candeia - Mc 4.21


A candeia era a lâmpada dos tempos de Jesus. Na parábola, a candeia significa a luz de Deus que brilha através de alguém que realmente teve uma experiência pessoal com Jesus. Sua vida vai manifestar um brilho especial como que dizendo ao mundo que se achou o caminho da paz, da alegria, da fé, que as pessoas tanto procuram. O papel da Palavra de Deus no coração do homem é justamente este, o de tirar o homem das trevas do ódio e da amargura, e colocá-lo na luz do amor de Deus (Jo 1.4-5; I Jo 1.5-7). Uma vez que o indivíduo teve essa experiência e vai crescendo mais e mais no conhecimento de Deus, a luz de Cristo no seu interior vai brilhar cada vez mais intensamente a fim de se manifestar aos homens que ainda vivem nas trevas. (Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz – 1Pe 2.9)

Será que este tem sido o propósito de sua vida?

A Posição da Candeia - Mc 4:21

O texto diz que a candeia não vem para ser deixada num lugar qualquer da casa, mas sim no velador que sempre era posicionado em lugares altos de onde podia iluminar toda a casa. Jesus está dizendo que aquele que teve uma experiência genuína com Deus e que está crescendo em maturidade através da semente plantada em seu coração, certamente será posicionado em lugares cada vez mais estratégicos no reino espiritual de maneira que possa abençoar as pessoas de forma mais eficaz. Quem nos posiciona em lugares altos é o Senhor nosso Deus. Ele conhece o nosso coração e sabe se de fato temos frutificado e sido abençoadores de outras vidas. Aquele que é fiel no pouco sobre o muito será colocado (Mt. 25:23)

Você é candeia do Senhor para sua família, seus amigos e vizinhos, e ele quer te colocar em lugares cada vez mais altos, será que está pronto (a)?

A Manifestação da Luz - Mc 4.22

Jesus disse que nada está encoberto senão para vir à luz. Ele está querendo dizer que assim como uma semente plantada na terra permanece oculta por certo tempo, vindo depois à luz, da mesma forma, toda semente divina plantada no coração do homem, tende a manifestar-se no seu devido tempo, revelando sua espécie. Aquele que tem recebido pela fé a Palavra de Deus em seu coração, mais cedo ou mais tarde, terá a alegria de ver esta Palavra manifestada aos homens, pelas novas atitudes e obras praticadas. A luz de Deus deixará de estar no oculto do coração, para ser algo notório a todos os homens através do fruto do Espírito. (Gl 5.22-23)

Estamos em 2011 o Ano da Conquista, este é o ano de manifestarmos a luz de Cristo através do fruto do Espírito, para que possamos conquistar e possuir a Terra prometido por Deus a cada um de nós. Pense um pouco. Deus tem se manifestado através de sua vida?

A Condição Para a Manifestação da Luz - Mc 4:23

Os versículos seguintes aos mencionados acima mostram que, para que a luz venha de fato manifestar-se, é necessário que o homem, canal da luz, seja um bom ouvinte da Palavra. Os versículos 23 e 24 dizem: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Também lhes disse: Atendei ao que ouvis”. Os ouvidos precisam atentar a toda palavra que sai da boca de Deus, porque destas viverá o homem (Dt. 8:3 b). Estudando a parábola do semeador entendemos que o solo que frutificou foi aquele que, antes de tudo, ouviu a Palavra e a recebeu, e só então pôde dar o fruto esperado. Antes da frutificação vem o receber, e antes do receber vem o ouvir. A pergunta que queremos deixar aqui é sobre como temos ouvido a Palavra. Não devemos ouvir com os ouvidos naturais, mas com os ouvidos do coração. Porque toda frutificação depende de ouvidos sensíveis e receptivos ao que Deus está falando.

Será que você tem aberto seu coração para que a Palavra opere nele as mudanças que Deus deseja em sua vida?

A Intensidade da Luz– Mc.24-25.

Com que intensidade nós queremos ver a manifestação do brilho de Deus em nossas vidas? Qual o posicionamento no reino espiritual que esperamos da parte de Deus? Todas estas questões dependem de como nos debruçamos de coração ao que estamos ouvindo da parte de Deus. A medida de unção, revelação e autoridade espiritual, dependem de uma atitude cada vez mais positiva em relação à Palavra de Deus a nós ministrada. Se a desprezarmos ela não terá proveito para nós; mas se a valorizarmos, Deus nos acrescentará mais e mais de tudo o que ela oferece. (Jr 29.13; 33:3)

Quanto mais a luz de Deus brilhar em nossa vida, mas bênçãos serão derramadas sob nossas vidas, afinal o sol e a chuva são para todos, mas o descanso à sombra do onipotente é para seus filhos (as).

Conclusão

O projeto de Deus para nós e que toda transformação do nosso coração, operada por Ele e por Sua Palavra, possa resultar na iluminação de milhares de pessoas.

Deus te plantou em uma família, te colocou em uma cidade (Guarapari) para conquistá-las para Ele. Deixe que a luz de Cristo brilhe através de você e se há algo que tem impedido isso ore a Deus agora e peça que Ele remova isso e sua vida.
(Extraído do site Gospel On Line e adaptado)






Tempo de Conquistar


Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens. (Salmo 115.16)

A partir do que está escrito no Salmo 115.16, é fácil concluir que Deus deu a terra para ser conquistada pelo homem, independente da sua fé.

Contudo, é preciso ir ao encontro daquilo que se almeja no âmbito material e espiritual. Mas há uma promessa específica para o povo de Deus em Deuteronômio 28.13: E o SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer. Dentre tantos elementos que podem ser apresentados, destaco alguns fundamentais para que você seja um vitorioso:

1. Estabelecer Alvos Certos. A pessoa que deseja conquistar seus sonhos, primeiro, precisa aprender a fazer escolhas certas na vida. O livre-arbítrio e a consciência nos tornam diferentes dos animais e semelhantes a Deus. O ser humano é livre para decidir o que almeja. No entanto, para definir seus objetivos, deve usar a inteligência (a capacidade de aprender, apreender e compreender) e a sabedoria (a capacidade de discernir as coisas, distinguindo o que é mais importante, com prudência, sensatez).

Não permita que suas escolhas sejam feitas com base apenas em emoções, na intuição ou na opinião dos outros. É a Palavra de Deus que deve orientar suas escolhas. Ela é a verdade e a fonte da sabedoria (Pv 3.13-18).

2. Ser Produtivo. Se você quer conquistar seus objetivos, olhe para Gn 2.15: Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. O Altíssimo colocou o homem na terra para produzir e gerar bem-estar, pois não suporta a improdutividade. Ele chama o servo que não quis ser produtivo de negligente e mau (Mateus 25.26). Com isso, aprendemos que ninguém conquista nada se não for produtivo.

3. Repreende o Desperdício. Deus colocou o homem na terra para lavrar, cuidar, zelar, e não para desperdiçar. O Senhor detesta o desperdício. Em Tiago 4.3, está escrito: Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tem gente que só compra besteira. Não pode ver uma liquidação, que corre para comprar o que não precisa. Como é que você quer conquistar algo maior se desperdiça tudo com bobagens?

4. Ser Disciplinado e Submisso. Quem deseja conquistar seus sonhos, precisa ter disciplina, obedecer às regras, aos princípios e às autoridades. Para se comprar um apartamento, é necessário ter o dinheiro da entrada e arcar com prestações que caibam dentro do orçamento. Isto é uma regra, um princípio que não deve ser quebrado. Ser submisso às autoridades é outro elemento fundamental. O ser humano precisa aprender a obedecer. Não adianta querer fazer o que se quer, desrespeitar o chefe, sublevar a ordem imposta e tentar dar-lhe uma rasteira para ocupar posições maiores.

5. Tem Ambição e Desejo de Conquistar Algo Maior. Isto será uma força motivadora para você agir na vida. Almeje comprar um imóvel e não mais viver de aluguel; almeje ser um profissional de sucesso, uma pessoa melhor. Mas lembre-se de que, para galgar patamares superiores, você precisa ser liberal. Contudo cuidado com quatro coisas destrutivas que impedem o homem de alcançar seus objetivos: a ganância (desejar algo a qualquer preço, não se importando se é ilícito e se prejudicará seu próximo), a cobiça (a ambição desmedida por riquezas e o desejo desenfreado de atender à sua natureza), a inveja (o desgosto e pesar pelo sucesso do outro) e o egoísmo (o amor e a consideração excessiva por si mesmo, a ponto de desprezar o interesse dos outros). Qual o remédio para esses males? É amar a Deus e a seu próximo como a si mesmo; é ser liberal, bondoso e altruísta! Priorizar a Deus e ser bondoso e liberal, abençoando outros com nossos bens materiais, livra-nos da ganância!

Vença, Buscando uma Conquista ainda maior

A vida não se resume apenas às conquistas materiais; existem as conquistas espirituais. E a pessoa inteligente considera essas duas dimensões.

1. Estabeleça objetivos materiais, mas não se esqueça de ter alvos espirituais. Deseje conhecer Deus e aprofundar sua comunhão com Ele. Para alcançar este propósito, ore e consagre-se. O Senhor quer manifestar-se e tem coisas tremendas, que você não sabe, para revelar-lhe. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós (Tg 4.8a).

2. Busque um conhecimento maior da Bíblia. Nunca vi tantos crentes rasos no conhecimento divino. Errais, não conhecendo as Escrituras (Mt 22.49). Há um bombardeio na mídia para desmerecer a Bíblia, como se ela fosse um livro de mentiras. Há uma pressão nas escolas para ensinar que o universo é obra do acaso, uma questão de evolução. Há artimanhas de todo tipo para deturpar a Palavra. É tempo de conhecer o Deus que você serve (2 Tm 1.12)

Conclusão

O que você está fazendo para este Deus que tudo faz, que salva, liberta, transforma, abençoa e dá vida? Não fique apenas preocupado com a corrida pela sobrevivência. Use seu tempo, seu talento e seus recursos na obra do Senhor também. Seja mais agradável e relacione-se melhor com as pessoas.

É tempo de conquistar vidas para Cristo, e você é o maior instrumento para isto! Quantas pessoas você leva à igreja durante o ano? Este é um tempo de uma nova unção de Deus sobre a sua vida, de um novo patamar espiritual! O Altíssimo quer levá-lo a uma nova estação e derramar um óleo fresco sobre a sua cabeça. O Senhor quer levantá-lo com poder e autoridade. Ele quer usá-lo! Saia, então, da mesmice e da mediocridade.

Que a mão de Deus esteja sobre você! Que as janelas dos céus sejam abertas! Que coisas novas aconteçam na sua vida! Aquilo que o ouvido não ouviu, que o olho não viu e que não chegou ao nosso coração é o que Ele tem preparado para você.

(Pr. Jabes de Alencar. – Ass. Deus do Bom Retiro)










MINISTROS DA RECONCILIAÇÃO


Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação. (2 Co 5.18)

O texto acima resume tanto a Obra de Jesus Cristo, enviado por Deus Pai com a finalidade de estabelecer a PAZ conosco. Ou seja, havia uma inimizade entre nós e Deus. Através de Jesus Cristo, nos reconciliamos. Tudo foi planejado e executado por Deus para que nos reconciliássemos com Ele. Há ainda um detalhe muito importante: todos que já temos paz com Deus recebemos dele um ministério.

Você sabe o que é um ministro? “Aquele que executa os desígnios de outrem” ou “um intermediário”. Ou seja, Deus nos legou uma incumbência, de representá-lo no trabalho de anunciar às pessoas a intenção dele de dar PAZ. Assim, cabe a cada um de nós, filhos da paz, ajudarmos Deus nesta busca pelas pessoas que ainda estão longe dele.

Observe o verso seguinte, II Co 5.19: Ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Está muito claro aqui nas palavras do apóstolo Paulo que Deus nos deu um “sermão” que devemos pregar para todas as pessoas:

1º. Que o propósito de Jesus ter vindo ao mundo foi o de “reconciliar” Deus com os homens (fazê-los amigos, estabelecer paz entre ambos);

2º. Que Deus já providenciou uma maneira de os pecados não serem mais obstáculos a esta reconciliação (Jesus morreu pelos nossos pecados!);

3º. Nossa parte é entregar o “recado” de Deus às pessoas. Cada uma é livre para decidir o que fará.

Portanto, você tem acima um esboço da mensagem do Evangelho, das boas notícias que Deus quer que todas as pessoas saibam. No verso 20 de II Co 5, Paulo ainda acrescenta que Deus nos fez “embaixadores de Cristo”. Você sabe que um embaixador é alguém que representa seu governo num país estrangeiro. Quer dizer que hoje você é um “representante legal” de Deus, do Céu, aqui na Terra, às pessoas que Ele quer salvar.

Em II Co 5.20, Paulo assevera que através de nós, Deus “faz um apelo” às pessoas, uma súplica: “reconciliem-se com Deus!”.

A Bíblia contém exemplos de pessoas que exerceram este papel, de auxiliar outros a se achegarem a Deus. André foi quem levou Simão Pedro até Jesus (Jo 1.40-41). Filipe apresentou Natanael ao Messias           (Jo 1.45). A samaritana levou o povo de sua cidade a Jesus (Jo 4.28-29 e 39).

Este é o nosso papel, ajudar as pessoas a aproveitarem a oportunidade de se reconciliar com Deus. Em      II Co 6.1, Paulo diz que nosso papel de “cooperadores de Deus” nos leva a insistir a que as pessoas não desperdicem a graça ou a oportunidade que Deus lhes dá.

Infelizmente há pessoas que deixam de aproveitar a oportunidade. Houve um rei chamado Agripa, cuja esposa se chamava Berenice. O apóstolo Paulo pessoalmente pregou a mensagem da reconciliação a eles, estando preso na cidade de Cesaréia, na Palestina. Ao final da mensagem, a reação de Agripa foi de dizer: “Paulo, você quase me convenceu a me tornar um Cristão” (At 26.28).

Hoje você está exercendo este ministério da reconciliação. Não deixe de dar oportunidade às pessoas presentes em seu Grupo de Comunhão de se ligarem a Deus através de Jesus Cristo.

Termine este estudo ajudando-as a se prontificarem de servir ao propósito de Deus de fazer esta mensagem chegar a todas as pessoas. Sugiro que você dê a cada um uma folha de papel onde escreverão os nomes de pelo menos três pessoas que pretendem convidar a fazer estes estudos. Reúna todos os nomes e juntos orem. Programe com os novos “ministros” e “embaixadores” a estratégia para alcançar estas pessoas com a mensagem da Paz com Deus.
(Igreja Batista Vida Nova em Campinas)

 







Iniciando um novo tempo...

O ano novo não precisa acontecer a cada volta que a Terra dá ao redor do sol, mas a cada batida de nosso coração. O futuro não se concretiza pela simples cronologia do tempo, mas na seqüência de nossas ações. Cada gesto, palavra ou atitude que plantamos, gera conseqüências que colheremos cedo ou tarde. Cada conseqüência colhida representa uma nova etapa de nossas vidas.

O presente é o início do futuro. A Bíblia ensina este princípio na famosa lei da semeadura: “O que o homem plantar, isso ele colherá” (Gl 6.7). Quando plantamos boas sementes colheremos bons frutos. O contrário também é verdadeiro.

Nem tudo mudará só porque é ano novo. Assim, nenhuma pessoa pode imaginar que sua vida se transformará para melhor no novo ano, se não se revestir de novos valores e não rasgar do coração a maldade.

O Ano Novo não simboliza uma porteira para o paraíso – ele nos lembra apenas que a vida flui implacável, e precisamos zelar pelo presente.

Quem desejar um Ano Novo que mereça este nome, fuja da mesmice, das palavras e atitudes vazias, sem a direção do Espírito. Rejeite a incredulidade que sufoca e mata os sonhos. Decida abandonar o rancor e o ódio das pessoas que te feriram. Despreze a avareza que enalteça a bondade. Desdenhe da vaidade que transforma pessoas em ídolos. Para que o ano seja realmente novo, queira mais sentir-se filho do que útil. Acredite que é melhor ser amigo do que um herói de guerra; e que dominar o espírito é melhor que conquistar uma cidade, como ensina Pv 16.32: “Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.”

Deseje semear a verdade de Deus, promovendo a concórdia entre as pessoas. Se entregue a uma causa que exija um empenho maior, que simplesmente sobreviver.

Sem esperar datas, construamos o tempo do renovo. Ele virá como fruto de nossa sintonia com os propósitos de Deus na história e dos atos de homens e mulheres dedicados aos valores do Reino.

COMO PLANEJAR UM NOVO ANO SEGUNDO A VONTADE DE DEUS.

1. Não nos conformando com as coisas do mundo. (Leia Rm 12.2).

Quando DEUS vê em nós, corações transformados é certo que terá prazer em nos abençoar. Assim comece 2011 buscando ter uma mente afinada com os propósitos do Senhor e disposição para segui-los. Certamente experimentaremos Suas bênçãos.

2. Buscando a santidade e uma conduta de vida cristã (Leia I Ts 4.3-9)

Se quisermos ter um ano cheio da Graça do Senhor, devemos procurar nos manter livres de atitudes erradas, mesmo que sejam aceitas pelo mundo. Se desagradam, a Deus não servem. Tomemos cuidado com nossos relacionamentos com os irmãos, para não ferirmos e nem enganarmos a ninguém. Portanto devemos abandonar as coisas mundanas que ainda possam existir em nós e nos revestindo da santidade do Pai.

3. Crendo no que Deus pode fazer e deixando que Ele aja em nós. (Leia Ef 3.20)

Nosso Deus é um Deus do impossível. Ele pode realizar todas as coisas e faz isso segundo o Seu poder que opera em nós. Quanto mais deixamos que Ele molde a nossa vida, mais Ele agirá em nosso favor realizando além daquilo que pedimos ou sonhamos. Por isso neste novo ano deixe que o Espírito Santo atue em você sem limites. As janelas dos céus se abrirão também sem limites.

4. Deixando as coisas velhas para trás e nos tornando instrumentos de Deus. (Leia Is 43.10-19)

Muitos quando começam um novo ano, fazem uma lista de suas frustrações, traumas, tristezas, feridas, mágoas, enfim de todas as coisas negativas e assim entram em um “novo tempo” carregado de entulhos do passado. Deixe o passado no passado. É um tempo novo. Faça uma lista do que você quer conquistar, esta sim, deve ser apresentada a Deus. Acredite que o Senhor porá um caminho para você passar independente das circunstâncias.

CONCLUSÃO:

Este é o caminho que DEUS tem para nós, caminho novo em novo tempo. “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Sl 37.5). Acredite que “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Co 5.17) Coloque 2011 nas mãos de Deus integralmente e ele te levará a conquistas com as quais nunca sonhou! Deus te abençoe.
(Pastor Júlio Fonseca. Adaptado por Pr. Everton G. Filho)

O desejo de Deus para o nosso futuro
Texto: MATEUS 8:1-4 

Estamos chegando ao final de mais um ano, e com certeza esperamos ter um ano melhor pela frente, mas para isso é preciso dar um basta em tudo que está errado em nossa vida.

1. Limpar nossa vida.
No vs.2: lemos: "Se quiserdes podes me tornar limpo".
O pecado coloca todas as pessoas no mesmo nível, o da escravidão, é o que diz a Bíblia em Rm 3.23, Rm 3.10-12.
Sem a manifestação da justiça de Cristo em nossa vida, somos escravos do erro. Sem Jesus, acertamos a vida de um lado e a pioramos do outro.
A lepra, na época de Jesus, era uma doença que tornava a pessoa imunda e excluída, e o leproso, consciente de sua indignidade, prostrou-se aos pés de Jesus e o adorou; essa atitude foi suficiente para que Jesus iniciasse em sua vida uma obra de limpeza. Jesus deu um "basta" no que o tornava uma pessoa suja.
Deixemos Jesus fazer isso com todos nós! Basta nos rendermos e, adorando-O, pedirmos misericórdia.
Devemos dar um basta hoje! Devemos dizer a Jesus, qual tem sido a nossa lepra (pecado).

2. Curar nossas feridas.
No vs.3 encontramos: "E Jesus estendendo a mão, tocou-o dizendo: Quero; sê limpo".
A lepra, além de torná-lo uma pessoa indigna, também destruía sua saúde; de modo que ele estava ferido, totalmente fragilizado.
Jesus tocou no seu corpo e o curou milagrosamente. Feridas, todos nós temos e precisamos de cura. Jesus pode e quer nos curar agora!
O profeta Jeremias, ao ver a situação de seu povo, se coloca na situação do povo e também reconhece sua necessidade de cura. Jr 17:14: "Sara-me, Senhor, e sararei; salva-me e serei salvo. Porque tu és o meu louvor".
O desejo de Deus para a nossa vida a partir de hoje é curar-nos e usar-nos para levar esta cura a outros.
O nosso futuro depende da nossa humildade. Façamos como o leproso: humilhemo-nos, reconhecendo as nossas feridas e peçamos ajuda, pois elas podem estar alojadas no corpo, na alma e no espírito. Mas Cristo, é o médico dos médicos que usará seus pastores e líderes para curar.

3. Levar-nos a obedecer e respeitar à autoridade da palavra de Deus.
Vs.4: "Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a ninguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhe servir de testemunho".
A rebeldia do homem é problema sério, pois se contrapõe a atuação plena do Espírito Santo.
Deus não negocia a Sua Palavra, ainda que ele tenha misericórdia de nós, ele não anula os seus princípios.
O homem foi curado da lepra, todavia, não estava desobrigado da obediência à palavra, acerca do seu problema (Lv 14.2-32).
Jesus cura, perdoa, mas exige obediência à sua vontade.
Nós podemos experimentar quando curados: transformação, visitação de anjos, receber dons celestiais, mas jamais poderemos desrespeitar a autoridade da palavra. A Bíblia tem a palavra final sobre qualquer assunto ou procedimento.(Ap 22.18-20, Hb 13.17, At 5.29, I Sm 15.22)

CONCLUSÃO
Nossa vida, no amanhã, depende do que fizermos agora. Se escolhermos o mesmo caminho que o leproso, certamente o nosso futuro será brilhante e teremos uma nova trajetória.
Sejamos, portanto diferentes, comecemos adorando o mestre Jesus. Ele é a única porta que pode nos revelar o futuro maravilhoso que Deus tem para todos nós.
Coloque agora sua vida, família, ministério, negócios, enfim coloque tudo nas mãos de Deus, com certeza você terá um 2011, cheio das bênçãos de Deus

 
O Segredo Para Ser Bem Sucedido Na Obra Do Senhor

Texto: I Co 15:58 Texto: I Co 15:58

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Este versículo contém uma promessa: “sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. Que privilégio poder trabalhar para o Senhor em Sua Obra! Ser um ceifeiro na Sua seara, ainda mais sabendo que a “seara é grande e poucos são os ceifeiros” (Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros - Mt 9.37). Como toda promessa, há condições para que isso aconteça de maneira satisfatória. Vejamos as condições para que se tenha a bênção de ser bem sucedido na obra do Senhor:

1a. SANTIDADE: A santidade é conseqüência da graça de Deus em nós. É obra do Espírito Santo e, para tanto, basta que queiramos e deixemos Ele nos santificar. Nossa vontade é a porta através da qual o Espírito age para nos santificar: A carta de Paulo aos Efésios afirma: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (4.30) e no capítulo seguinte, o apóstolo recomenda: “enchei-vos do Espírito”    
(Ef 5:18).

Quando falta a santidade todo esforço se torna vão! É isto que aprendemos em Isaías 1: “de que me serve a mim a multidão dos vossos sacrifícios?” (vs. 11); “quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus átrios?” (vs. 12) ; “não continueis a trazer ofertas vãs...” (vs. 13) ; “quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós o meu rosto...” (vs. 15) ; “lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal”. (vs. 16 - o apelo pela santidade)

O livro de Josué mostra bem como a falta de santidade leva todo um projeto à derrota, O povo de Israel vence grandes batalhas, mas pela falta de santidade (e a contaminação que vem com ela) experimenta a derrota: Josué manda que o povo se santifique para que vejam as maravilhas de Deus (3.5); quando da tomada de Jericó o povo recebe uma ordem de não apanhar nada (6.18), mas Acã pega, e leva toda a nação à derrota (7.21).

Ser santo não é uma questão de opção, mas de ser ou não obediente à Palavra de Deus! Você tem sido obediente?

2a. PERSEVERANÇA: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes...” (1 Co 15.58a) - Este versículo completa toda uma argumentação exposta ao longo do capítulo 15 da epístola. Podemos dizer que o versículo 58 é a conclusão: “à luz disto tudo...”. E qual é o assunto enfocado pelo apóstolo? A ressurreição de Jesus Cristo, sua vitória sobre a morte e os efeitos dela em nossas vidas. Nos versos 17 e 19, Paulo afirma: “E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados. (...) Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima.” Cristo ressuscitou! Isto é testificado pelas inúmeras testemunhas referidas pelo apóstolo na parte inicial do capítulo. Assim, não esperamos em Cristo somente nesta vida. Nosso futuro, em Cristo, é glorioso, como bem o apóstolo explica nos versos 51, 52 e de 55 a 57 de 1 Co 15.

É à luz disto que Paulo recomenda a perseverança: “sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor”. Depois da santidade, a perseverança é outra condição fundamental para sermos bem sucedidos na obra do Senhor. Vale realçar que ser bem sucedido é produzir frutos abundantes, permanentes, que não se perdem, ao contrário, produzem ainda mais frutos.

A perseverança é a qualidade de quem é firme e constante, determinado, de quem sabe o que quer. Em 1 Co 16.9 mostra porque devemos ser perseverantes: “porque uma porta grande e eficaz se me abriu, e há muitos adversários”. Este é o cotidiano dos servos de Deus, entrar por portas desafiadoras, enfrentando dificuldades tremendas – principalmente a oposição do reino das trevas. Sem perseverança não há como alcançar as vitórias que Deus tem para nós. Daí o apóstolo incluir nas recomendações finais da Epístola aos Coríntios: “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes”. (16.13)

3a. AMOR: Tão crucial quanto a santidade e a perseverança é o amor para que você seja bem sucedido na obra do Senhor. Tão fundamental que o apóstolo Paulo recomendou: “Todas as vossas obras sejam feitas em amor” (16.14). E o que dizer, então, do capítulo 13? Há alguma chance de se obter frutos abundantes em algum ministério sem este ingrediente? Se faltar amor, todo o trabalho é desperdiçado: pode-se falar todas as línguas, dos anjos e dos homens, pode-se exercer o dom da profecia, possuir o conhecimento de todos os mistérios e da ciência, ter uma fé possível de transportar montes, distribuir todos os bens para o sustento dos pobres, ou mesmo ser martirizado numa fogueira... “se não tivesse amor, nada disso me aproveitaria” (v. 3).

CONCLUSÃO: Eis as três condições para que os frutos abundantes ocorram no ministério que você desempenha ou tem a desempenhar na Obra do Senhor. Sem estas, todo o trabalho que você insistir em fazer será vão. A santidade, a perseverança e o amor são imprescindíveis. Talvez agora você entenda o por que da frustração e do insucesso no trabalho que você tem feito.

Se no seu caso os frutos não têm aparecido, saiba que é tempo de mudar. Deixe o Espírito Santo santificar sua vida, consagre-se e permaneça fiel naquilo que Deus pedir ou colocar em suas mãos para fazer. E, por fim, peça ao Espírito Santo uma unção de amor em favor daqueles a quem você ministra. Assim, certamente, os resultados serão maravilhosos.

(Pr. Hernandens Dias Lopes - Adaptado)



Advertência Em Tempo De Decisão
“Portanto não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?” (Mt. 6:31)



Jesus aborda questões primárias da vida humana e convida-nos a buscar tesouros espirituais e eternos. Enquanto o nosso coração estiver ocupado em resolver as questões de subsistência, enredado por várias circunstâncias imediatistas, não priorizaremos as questões espirituais nem as do reino de Deus.


Jesus destaca 5 questões cruciais na vida de todos nós, que são:


1. A questão da religiosidade: (Mt 6. 1 a 18) Jesus adverte quanto à hipocrisia da religiosidade e a ostentação de sermos vistos pelos homens e não, diante de Deus. Traz-nos à reflexão a questão de dar esmolas, da oração com vãs repetições, e no v. 9 Jesus ensina como estilo de vida a oração dos discípulos: o “Pai Nosso”, e também trata da questão do jejum sem hipocrisia.


Muitas vezes as práticas religiosas tornam-se uma grande barreira para o próprio Deus, por falta de discernimento ou motivação correta em nossos corações. Precisamos ter a coragem para rever algumas posturas como igreja e corpo de Cristo.


2. A questão das riquezas: é outro assunto de grande importância para todos aqueles que se decidiram em seguir a Cristo: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;” (v. 19)


Jesus adverte contra o materialismo, contra o acúmulo de bens. Isso não quer dizer que Ele seja contra as riquezas, pois a Bíblia nos diz que Deus é o “dono da prata e do ouro”, e a bênção e a prosperidade vêm do SENHOR! Portanto o que está em questão não é o dinheiro, mas o “amor” ao dinheiro que gera apego doentio, ganância e tudo o mais e, Jesus complementa dizendo: “porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. (v.21)


3. A vida de trevas: a advertência continua nos próximos versículos e Jesus alerta quanto a ter “olhos bons”, pois todo o corpo será luz, ou a ter “olhos maus” como consequência, todo o corpo estará em trevas. Com que olhar vemos a pregação da Palavra? Com que olhar podemos ver a nós mesmos quando administramos os bens? Quem é que está em primeiro plano? Eu ou o SENHOR? Quem governa meus pensamentos? O Espírito Santo ou Mamon?


4. Um coração dividido: que não é capaz de posicionar-se diante de Deus e das riquezas e procura associar-se a Deus e a Mamon. Jesus adverte que um deles será posto de lado e ficará para traz.


“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”. (v. 24)


Precisamos estar atentos aos moveres do Espírito Santo na igreja, pois seremos provados por Deus em Sua Palavra e se fizermos concessões, seremos incluídos nelas, pelo próprio Deus. Portanto é prudente analisarmos até onde temos negado a fé, pois corremos o risco de sermos reprovados por Ele.


Uma circunstância que temos vivido, ministerialmente, são os desafiados dos pactos financeiros firmados na casa do SENHOR, pois sabemos que a resposta de fé deixará claro no reino espiritual, onde está o nosso coração e a quem servimos.


O profeta Elias, ao convocar todo o povo, disse: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o…” (1 Rs 18:21)


Os ídolos do coração humano não podem persistir no serviço a Deus. É preciso que se tome uma decisão firme, dando prioridade as questões espirituais e eternas!


5. A ansiedade quanto ao comer e vestir: quanto a essa questão, Jesus discorre com muita propriedade nos vs. 25 ao 34, de Mt 6, e podemos concluir que a ansiedade, em si mesma, é pecado e que não devemos estar solícitos, mas dependermos do SENHOR sempre e agradecidos em tudo.


”Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão: e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom, e vos deleitareis com finos manjares”. (Is 55:2)


Conclusão


No versículo 33 está a convergência para todas essas questões relacionadas no texto: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas”.


Tudo nesse mundo é passageiro e finito, mas as riquezas espirituais são duradoras, têm peso de eternidade e devem ser portanto, o nosso maior investimento.


Será que temos andado ansiosos, em trevas, com coração dividido, atrás de riquezas e cheios de religiosidade? Estamos no final de mais um ano, se queremos ter um 2011 vitorioso, agora é o tempo de mudarmos a nossa maneira de decidir a vida, olhando menos para o que desejamos da vida e mais para a vida que Deus quer nos dar. Deus te abençoe neste tempo de reflexão.
(Ap. Delmir – Adaptado)



Assumindo a responsabilidade!


































































































































Texto: Gênesis 3.8 -13

“A realidade do outro não está naquilo que ele revela a você, mas naquilo que ele não pode revelar. Portanto, se você quiser compreendê-lo, escute não o que ele diz”. Kalil Gibran.

Temos a tendência de responsabilizar as outras pessoas pelo que sentimos. Expressamos isso através da nossa linguagem:

  • “Você é o meu atraso de vida”.
  • “Você é a causa do meu fracasso”.
  • “Você me irrita e me fez ficar com raiva”.
  • “Você me fez parar de trabalhar”.
Causar ou estimular?

Porém isso não é verdade. A verdade é que ninguém é culpado pelos meus problemas. As pessoas não me “causam” problemas, elas simplesmente “estimulam” minhas emoções.

Se eu responsabilizo os outros pelos meus problemas, jamais viverei em paz com o meu próximo e comigo mesmo, pois inevitavelmente irei acusá-las pelas minhas dificuldades, tornar a nossa sobrevivência intolerável e considerar as pessoas culpadas pelos meus problemas quebrando assim a coisa mais preciosa que todo ser humano tem, os relacionamentos.

Então há uma grande diferença entre causar e estimular. Se eu admito que as outras pessoas não podem causar minhas emoções, mas podem estimular as emoções latentes dentro de mim, reconheço e aproveito as oportunidades para me tornar responsável por mim mesmo e me conhecer um pouco mais. Vamos usar alguns exemplos:

  • “Se o meu medo não vem do outro, de onde vem então?”
  • “Se o outro não pode causar a minha raiva, porque essa raiva tão grande?”
  • “Qual meu ponto fraco o outro me tocou, para que eu ficasse tão mal?”
  • O que as minhas emoções estão me dizendo?
É importante saber que cada emoção me diz alguma coisa de mim mesmo. Quando acredito nisso, posso lutar lidando com as minhas emoções de uma maneira saudável. Não preciso fugir de mim mesmo, julgando, condenando e acusando os outros, mas olhando para os meus problemas procurarei resolvê-los e serei curado através da Graça de Deus derramada em mim.

É necessário escutar cuidadosamente as nossas emoções sem fazermos das acusações aos outros o nosso refúgio ou fuga do verdadeiro problema. Adão e Eva procuraram fugir dos problemas, cada um acusando o outro – “E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus á mulher: Porque fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi”. Gênesis 3.11-13.

Precisamos aprender que os outros não causam as nossas emoções, mas estimulam as emoções que já se encontram dentro de nós. As pessoas têm tendência de responsabilizar os outros pelos seus problemas, mas isso não é verdade, a verdade é que toda vez que alguém tem problemas sempre procura um culpado fugindo assim de assumir responsabilidades pela sua própria vida.

Alguns exemplos da Bíblia podem nos ajudar nesse assunto.

1. Números 12.1-15. Duas pessoas, Arão e Miriã tiveram problemas sérios que refletiu em uma grande repreensão do Senhor e como conseqüência da inveja que tinham, falaram mal de Moisés, e Miriã ficou leprosa. A pergunta é, Moisés era culpado pelos problemas dos dois? É claro que não, simplesmente a sua atitude de devoção e obediência a Deus foi interpretada pelos dois como uma arrogância, uma busca de superioridade.

2. I Samuel 18.6-16. O rei Saul se indignou e se levantou contra Davi procurando tirar a sua vida em inúmeras ocasiões. Davi era culpado pelos problemas de ciúmes de Saul? Claro que não, simplesmente a destreza e a benção de Deus na vida de Davi estimulou o ódio e o ciúme de Saul que já fazia parte das suas emoções doentias.

3. Atos 15.36-40. Paulo e Barnabé formavam uma nova equipe de viagem missionária, quando Paulo teve uma grande contenda com Barnabé a respeito de João Marcos a ponto de se separar um do outro. João Marcos foi culpado? É claro que não, Paulo não soube controlar as suas emoções que haviam sido guardadas contra João Marcos quando em outra viagem esse o deixou.

As pessoas são culpadas pelas reações das suas emoções? São culpadas pelos seus problemas? É claro que não, elas simplesmente estimulam coisas que estão dentro de nós que devem ser controladas.

Faça uma terapia pessoal.

  1. Quais são os meus problemas?
  2. Quem são os culpados?
  3. O que eu posso fazer para resolver os meus problemas?
“Meus pensamentos são como minha impressão digital, como a cor dos meus olhos e o tom da minha voz: únicos e irrepetíveis. Para você me conhecer é preciso que conheça meus sentimentos. Minhas emoções são a chave para a minha pessoa. Quando lhe dou essa chave, você pode entrar e compartilhar comigo o que tenho de mais precioso para lhe oferecer: eu mesmo”. John Powell.

Conclusão
Ore agora a Deus. Primeiro pedindo perdão por ter colocado a culpa de seus problemas e dificuldades em outras pessoas; em seguida confesse a Ele as suas dificuldades emocionais, materiais e espirituais e finalmente peça que Ele ajude você a superá-las. Que Deus em Cristo Jesus seja contigo em um novo tempo de cura!
(Pr. Edmundo Félix – Adaptado)



Uma escolha individual               

Textos: Lucas 17.34-36 e Mateus 24.40-42


INTRODUÇÃO:

Muito se fala em Jesus, como aquele que morreu na cruz em nosso lugar, que perdoa pecados, que nos dá a vida eterna. Fala-se também que devemos nos preparar para ir morar no céu, enfim falamos sobre Cristo, mas deixamos a impressão de que tudo será daqui a um bom tempo, nada é para agora, tudo virá em um dia, ainda muito distante. Será?
Os textos que lemos nos fazem ver que não é bem assim.


1. A VINDA DE JESUS É REAL. ELE VIRÁ, MAS NEM TODOS IRÃO COM ELE.
1.1. Ninguém sabe a hora. Ninguém sabe qual será o momento da vinda de Jesus Cristo, ou seja, o momento em que vamos nos encontrar com Ele.

a) Não temos controle sobre a morte. Não há nenhum ser humano que tenha controle sobre a hora de sua morte. Quantos saem para passear e não voltam mais, dormem e não acordam, vão para o hospital e não retornam? Esta é uma realidade que todos nós convivemos com ela, independente de idade, sexo, religião, raça, posição social ou qualquer outro aspecto, a morte iguala a todos. Por isso não podemos saber qual o momento exato que vamos ao encontro de Jesus. Não podemos prever o dia, mas podemos escolher a forma como vamos estar em Sua presença.

b) Sua vinda é um mistério. Em Mt 24.36, o próprio Jesus afirma: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai”. Se soubéssemos viveríamos uma vida desregrada, de qualquer maneira, fazendo tudo que desagrada a Deus e um pouquinho antes da Sua volta, dobraríamos nossos joelhos e pediríamos perdão, não por arrependimento, mas para ser salvo, o que não adiantaria de nada. Por este motivo ninguém sabe e assim devemos viver com o desejo de fazer o que agrada a Deus. Você tem vivido assim?

1.2. Nem todos vão se encontrar com Deus. Tem muita gente que pensa que porque Deus é “bonzinho”, vai perdoar todo mundo e que todos vão passar a eternidade ao lado d’Ele. Que engano das trevas. Deus realmente é Amor, mas também é justiça. Ele não pode igualar os que entregaram suas vidas a Ele conscientemente, e que mortificaram sua carne para procurar viver sem pecado, com a aqueles que viveram como queriam, sem se importar com o amanhã. Por isso, mesmo vivendo e trabalhando lado a lado, Deus olhará individualmente para cada um, não vai importar ligações familiares, carteirinha de Igreja, religiosidade, penitência, etc. Porque Deus irá olhar para o coração. E muitos corações não estarão prontos por isso seus donos ficarão.

2. A ESCOLHA É INDIVIDUAL.

2.1. Deus não tem parentela e nem todos são filhos. Duas posições erradas. A primeira é achar que porque alguém da família é cristão, a salvação de toda ela está garantida, costumamos dizer que Deus não tem: tios, sobrinhos, marido, mulher, só tem filhos. A segunda é exatamente esta: a de achar que todos são filhos de Deus. Não é o que a Bíblia diz em Jo 1.12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;” Este texto deixa claro que só que o que crê em Seu nome, isto é, acredita que Ele morreu na cruz em nosso lugar, que só Ele pode nos levar a Deus e mais ninguém ou nada, que só Ele deve ser invocado e só a Ele devemos pedir ajuda e render adoração, e que devemos andar seguindo o que Ele nos ensina em Sua Palavra; a estes é dado o poder de serem feitos FILHOS, as demais pessoas são criaturas de Deus, Ele as ama, a tal ponto, que enviou Seu filho para morrer por elas mesmo que elas não aceitem este sacrifício.

2.2. Quem quer seguir Jesus deve romper com as coisas do passado. Há um relato na Bíblia (Rt 1.12-16) em que a sogra chama suas noras, que eram viúvas de dois irmãos, as manda voltar para casa dos pais. Isto implicava em que elas voltassem aos costumes e crenças da família. Uma delas voltou, a outra não, era Rute, que declarou que o Deus de Noemi (o Deus Verdadeiro) era também o seu Deus. Seguir a Cristo implica muitas vezes em romper com costumes e conceitos familiares, inclusive nas questões religiosas. É difícil, mas vale à pena. Se quisermos estar prontos para nos encontrar com Deus.

3. E VOCÊ COMO ESTÁ? PREPARADO PARA SE ENCONTRAR COM DEUS OU NÃO?

Esta é uma pergunta que só você pode responder. Como falamos é uma questão de escolha! você é quem tem que decidir se tornar um(a) filho(a) de Deus. Ninguém pode tomar esta decisão por você. Porém o próprio Jesus disse: ...Eu sou o caminho... Ninguém vem ao Pai se não for por mim! (Jo 14.6) Por qual caminho você tem seguido para se encontrar com Deus? Tome agora a decisão de seguir, verdadeiramente, ao único que pode te conduzir até Ele!

E você que já tomou esta decisão este é um momento de avaliação; como tem seguido a Jesus, como Ele quer ou do seu jeito? Nosso jeito normalmente nos distancia de Deus em vez de nos aproximar d’Ele.

É tempo de decisão e ajuste. Ore agora e coloque sua vida diante de Deus, arrependa-se e passe a ter a certeza de sua salvação.

Prs. Everton & Zenilda Gianordoli (Tabernáculo de Sião – Guarapari/ES)







Não seja mais um(a) na multidão

Texto: Mc 5.25-34

Dizem ter acontecido. Após um incêndio florestal, os bombeiros encontraram o corpo de um mergulhador – isso mesmo – com máscara, snorkel, nadadeiras, em meio aos restos carbonizados das árvores. Ninguém entendeu o que um mergulhador fazia no meio de uma imensa floresta incendiada.

A resposta veio depois. Um dos aviões-tanque que combatiam o incêndio fez um rasante num lago próximo e apanhou água e o pobre mergulhador junto; não se sabe se ele morreu de susto, afogado, na queda ou no incêndio.

Sabe quando tudo dá errado? Assim estavam as coisas para aquela mulher. Hemorrágicas, se solteiras, não podiam casar; se casadas, não podiam ter contato com o marido, sob pena de maldição. Não podiam ir á feira, ao supermercado, à sinagoga – eram impuras, segundo a lei dos judeus – párias, rejeitadas, discriminadas, por algo que não era culpa sua. Porém... Não há pessoa que não possa ser alcançada pelo poder de Deus

As Escrituras mostram Jesus indo para a casa de Jairo ressuscitar a sua filhinha e, no meio do caminho, aparece a mulher, cheia de fé (v.28), toca nas vestes de Jesus e é sarada. Quando Jesus pergunta “quem me tocou?” no original (no grego) a pergunta está na forma feminina (v.32). Jesus já sabia que tinha sido uma mulher.

Essa mulher não deu bola para as convenções sociais que a oprimiam, para os olhares de reprovação e os comentários maldosos; não se intimidou com a multidão. Ela não se deixou vencer pela multidão! Ela não foi mais uma naquela multidão.

Havia uma multidão tocando em Jesus. O que a destacou? Para mim, além e por causa da sua grande fé, foi não permitir que a multidão a impedisse de chegar perto de Jesus.Muitos hoje tem sido impedidos pela multidão de se aproximar verdadeira e intimamente do Senhor. Veremos alguma dessas multidões do impedimento, será que alguma delas está presente em sua vida?

1. MUNDANISMO. Billy Graham certa vez disse que o evangelho é como um antibiótico. O antibiótico, se não for utilizado de forma correta, nos horários certos, fortalecerá a doença ao invés de extirpá-la. Sabia que o evangelho produz o mesmo efeito? Muitos não o abraçam completamente; estão divididos. Como no caso do antibiótico, não sou eu quem faz as regras, determina horários, quando usar ou não. O médico é quem determina as regras.

Quando a pessoa não se abre inteiramente a Deus; não permite que Deus trabalhe completamente. Agindo assim não abre mão do revanchismo, da mágoa; não abre mão de um pecado. A multidão pode ser: mentira, sexo ilícito, avareza, falta de perdão, mágoa. O resultado é que ela acha que o evangelho não funciona para ela. Watchmann Nee já dizia que, como vasos na mão do oleiro, somos remodelados pelo Senhor Jesus quando nos entregamos em suas mãos. Tudo o que chega às suas mãos Ele abençoa, quebra, divide (pães, peixes, vasos) para depois usar para benção de outros (Mt 14.19). Assim é com você, vaso do Senhor. Porém, muitos não entendem o tratamento de Deus: tira isso, extirpa aquilo, muda aquilo outro – e param no meio do caminho. Ficam isolados do mundo – porque já não pertencem a ele, porém em conflito com Deus, porque ainda não pertencem totalmente ao Senhor. Foram longe demais em relação ao mundo, mas não longe o suficiente em relação à Deus.

2. MÁGOAS. Sabe quando a gente enfrenta rejeição, injustiça, e ficamos ressentidos? Aí alguém diz: “Ah, qualquer um ficaria bravo!” Pois é qualquer um ficaria bravo, mas eu não quero sou qualquer um. Entendeu?

Não avalie sua vida por uma situação – A sua vida é muito maior que um namoro que não deu certo, uma faculdade que ainda não conseguiu fazer, um momento de desemprego, uma crise pessoal.

Não deixe de viver uma vida plena por causa de uma situação – “... O mal que intentaram, Deus transformou em bem...” (Gn 50.20), disse José aos seus irmãos. Não se abata por um momento ruim.

A mulher hemorrágica não se deixou vencer por essas coisas. Rejeição, indiferença e críticas não foram suficientes para impedi-la. Tem sido pra você?

3. DIFICULDADES. A Palavra nos diz que “... tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus...”; existem situações que aparentemente não podemos entender, de início achamos ser o nosso fim, mas o tempo passa e entendemos que era a mão de Deus nos levando a vôos mais altos.

Veja o que aconteceu com David Camelô: Ele morava na rua com sua esposa grávida de 8 meses. Ela precisava de um remédio que custava R$ 12,00, mas ele não tinha. Um porteiro emprestou os R$ 12,00 e ele foi à farmácia. No caminho ele pegou aquele dinheiro com as duas mãos, segurou firme e pediu a Deus que "o iluminasse para sair daquela situação aflitiva." Ele disse que "deu um negócio" na cabeça dele, e ao invés de ir para a farmácia ele foi a uma distribuidora de doces, comprou os R$ 12,00 em balas, e em 2 horas dos R$ 12,00 fez R$ 24,00. Dos R$ 24,00, pegou R$12,00 e comprou o remédio e os outros R$ 12,00 foi o seu capital de giro inicial. Hoje ele fatura R$ 158.000,00 por mês, com sua barraca e com as palestras que ministra em todo o Brasil. A situação era difícil mais Deus transformou essa aparente derrota em uma história de sucesso. Ele também quer transformar nossas derrotas em histórias de sucesso.

CONCLUSÃO. Não deixe que estas, ou nenhuma outra, multidão te vença. Se entregue totalmente a Deus. Não fique mais dividido. Entregue tudo. Vença toda a multidão. Valerá a pena. Havia uma multidão ao redor de Jesus, mas aquela mulher decidiu não ser mais uma na multidão. Tome também esta decisão e receba a bênção que você tem buscado. ( Pr. Mauro Rossi – estudo adaptado)


Atitudes Que Mudam Circunstâncias

Texto: Mc 2.1-5, 10-12
Textos Complementares: Hb 11.1-3; Mc 2.5a; Tg 2.14-26; Rm 8.37-39.

Introdução: Falaremos nesta ocasião sobre a atitude de quatro homens que mudou a vida de um paralítico. Veremos o que fizeram para viabilizar um acontecimento milagroso.

1 – Tiveram Uma Visão de FéOs quatro amigos do paralítico agiram em seu favor por causa de uma visão de fé. Eles se negaram a aceitar a realidade da paralisia no corpo do companheiro, e, em seus corações, começaram a vê-lo são e totalmente livre de qualquer deficiência. A cura aconteceu, primeiro, no coração dos amigos, para depois ser uma realidade no corpo do paralítico.
É assim que as coisas funcionam no reino espiritual. O que desejamos que aconteça, primeiro, tem de nascer em nossos corações, para que depois se materializem (Hb 11.1-3).
Os homens creram que Jesus podia fazer algo pelo doente, e por isso, envidaram seus esforços na concretização daquele ideal.

2 – Transformaram a Fé Em Obras Os amigos do paralítico realmente creram que Jesus podia fazer algo por ele. Eles provaram tal fé quando a demonstraram por meio de atitudes concretas, sem as quais nada aconteceria. Sim, eles revelaram o quanto acreditavam num milagre, por meio do que fizeram de real.
Cada um pegou numa ponta da maca, juntos ergueram o doente, caminharam, por entre a multidão, subiram em cima da casa, tiraram a telha e o desceram. Essa era a parte que lhes cabia, e a fizeram muito bem. Por esse motivo a Bíblia disse: “vendo-lhes a fé” (Mc 2.5a).
Como Jesus pôde ver algo invisível como a fé? Por meio das obras! É como se a fé fosse o espírito, e a obra, o corpo. O espírito não se pode ver, mas o corpo sim. É disso que nos fala Tiago 2.14-26, de cujo texto queremos extrair algumas frases, que consideramos mais relevantes.
“Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se não dá provas disso? Será que essa fé pode salvá-lo?... Portanto a fé é assim: se não vier acompanhada de ação, é coisa morta em si mesmo. Mas alguém poderá dizer: você tem fé, e eu tenho boas ações. E eu respondo: então me mostre como é possível ter fé sem ter boas ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações”.

3 – Mantiveram a Atitude de Vencedores É interessante perceber como aqueles homens mantiveram a atitude de vencedores, a despeito das dificuldades apresentadas. Notemos que a  oposição surgida, não foi apenas a da multidão à porta da casa, impedindo a passagem da maca. Outras maiores tiveram de ser superadas.
A primeira, talvez, tenha sido a da incredulidade. É possível que eles tenham pensado em desistir, diante do grande desafio. Quem sabe, não tenham chegado a pensar que não valia a pena tanto esforço para uma eventual frustração.
A segunda barreira vencida foi a da indisposição. Até que ponto eles estariam realmente dispostos a levar aquilo até o fim?
A terceira, barreira era a da multidão à porta da casa. Poderiam ter pensado que o Messias não teria tempo ou interesse de ajudar seu amigo, estando ocupado demais com as necessidades dos outros.
Mas eles não pensaram assim. Glória a Deus!
A última barreira vencida foi a do telhado removido para a passagem da maca.
Enfim, apesar dos muitos obstáculos, eles não se deixaram intimidar por nenhum deles. Em todo o tempo mantiveram uma atitude de vencedores (Rm 8.37-39). Cremos ser esta a atitude de qualquer um que se propõe a ver cumprido um sonho de Deus plantado no coração.

Conclusão: Aqueles quatro homens, amigos do paralítico, demonstraram a verdadeira fé que se manifesta por intermédio de obras. Enfrentaram todos os obstáculos do caminho,  e voltaram para suas casas satisfeitos pela vitória obtida: a cura e a salvação de um amigo especial.

Aplicação: Como você pode colocar a sua fé em prática, agora mesmo? Procure lembrar-se de alguma situação que necessite de mudança em sua vida ou na de outros. Não fique apenas na oração. Descubra o que você pode fazer de concreto para mudar tal circunstância, e mãos à obra


Quatro Falácias Sobre A Vontade De Deus

Podemos identificar quatro falácias (Engano, ilusão, sofisma. Filosofia. Argumento capcioso que induz a erro.) que se relacionam com a vontade de Deus.

1. A segunda falácia declara: A vontade de Deus é perigosa. “Eu render-me-ia ao Senhor,” diz um crente apreensivo, “mas receio o que possa acontecer!” Ao longo dos séculos, o diabo tem convencido o povo de Deus de que a vontade de Deus é desagradável em vez de deleitável e perigosa em vez de segura. Nós vemos o ato de orar para saber a vontade de Deus (se é que oramos) do mesmo modo que fazemos uma visita ao médico. Sabemos que é importante, mas não queremos ir.

O cristão verdadeiramente rendido sabe que o lugar mais seguro no mundo é estar no centro da vontade de Deus. Em vez de se perguntar, “O que é que acontecerá se eu obedecer à vontade de Deus?” deveríamos perguntar, “O que é que acontecerá se eu não obedecer à vontade de Deus?” Jonas desobedeceu à vontade de Deus e criou problemas tanto para ele quanto para os que estavam com ele no navio (Jn 1.3). David desobedeceu à vontade de Deus e trouxe juízo sobre a sua nação. (2 Sm 10 e 13)

Como é que a vontade de Deus pode ser perigosa quando a vontade de Deus é a expressão do amor de Deus? “O conselho do Senhor permanece para sempre e os intentos de Seu coração de geração em geração.” (Sl 33.11) A vontade de Deus vem do coração d’Ele e o que quer que proceda do coração do Pai, certamente não pode ser perigoso. É verdade que a obediência à vontade de Deus pode nos colocar em lugares difíceis ou nos fazer passar por circunstâncias de prova. Mas Deus está conosco! Decerto que a graça de Deus nos susterá onde a vontade de Deus nos conduzir.

2. A segunda falácia declara que: A vontade de Deus está distante. Em outras palavras, não nos devemos preocupar com a vontade de Deus hoje. É sobre as grandes coisas futuras que se precisa de orar – que escola frequentar, que emprego aceitar, que pessoa com quem casar, etc. O grande problema com essa atitude é que deixamos sempre para depois a vontade do Senhor. Se eu espero estar na vontade de Deus amanhã, é melhor que esteja na vontade de Deus hoje! Uma vida passada na vontade de Deus é constituída por dias vividos na vontade de Deus.

Precisamos orar sobre decisões futuras, porém é importante procurar a vontade de Deus sobre decisões de hoje. Um Cristão nunca deve protelar a vontade de Deus. Se os nossos corações estiverem voltados e afinados com o Pai, não teremos nenhum problema em viver com e na vontade de Deus. Ignorar a vontade de Deus hoje e ainda assim planejar fazer a vontade de Deus amanhã é o cúmulo da loucura. Lembra-me o piloto que anunciou aos passageiros no avião, “Estamos perdidos, mas estamos voando bem.”

3. A terceira falácia declara que: A vontade de Deus está dividida. É outro engano que tem levado muitos cristãos à desobediência e desilusão. Muitos têm a idéia de que a vontade de Deus é algo como um catálogo de encomendas: Pode-se selecionar: “Bom” ou “Melhor” ou “Ótimo.” A única diferença está no preço que se paga. Se quisermos o ótimo, temos de pagar por isso. Isto anda na contramão de Rm 12:2 onde Paulo declarou: “para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Deus não tem duas ou três vontades para nossa vida. Ele tem uma só vontade, e essa vontade é boa, perfeita e agradável. Deus não nos entrega um cheque em branco e pede-nos para escolhermos se queremos a Sua “vontade boa,” a Sua “vontade agradável” ou a Sua “vontade perfeita.”

A Palavra traduzida por “experimenteis” em Rom. 12:2 significa “provar por experiência.” Quando obedecemos à vontade de Deus, descobrimos que ela é boa para nós. Quanto mais obedecemos, melhor se torna a vontade de Deus para nós até ela se tornar não apenas “agradável”, mas perfeita.

4. A quarta falácia declara que: A vontade de Deus é difícil de descobrir. Esta talvez seja a maior falácia de todas. Porque é que o nosso Pai Celestial haveria de esconder deliberadamente a Sua vontade aos Seus filhos comprados pelo Seu sangue? Porque é que Ele haveria de tornar difícil que nós conhecêssemos os Seus planos para a nossa vida?

O que acontece é que Deus tem os Seus tempos como igualmente os Seus propósitos. Precisamos amadurecer espiritualmente se quisermos entrar nos segredos do Senhor. Mas isso é algo bastante diferente de discernir a vontade de Deus acerca das decisões da vida. Infelizmente muitos dos filhos de Deus não são suficientemente sérios sobre a vontade de Deus, e é por isso que Ele permanece em silêncio. Ou talvez, oramos sobre coisas que já tenham sido esclarecidas e estão claramente reveladas na Bíblia; pois quando isso acontece é como se o cristão desejasse que o Pai mudasse a Sua Palavra e isso nunca vai acontecer. A maior parte das decisões que tomamos na vida diária, podem ser guiadas por preceitos, promessas ou princípios encontrados na Bíblia. Quanto melhor conhecermos à Palavra de Deus, melhor conheceremos a vontade de Deus.

Conclusão: Voluntariedade em obedecer à vontade de Deus é essencial para se conhecer a vontade de Deus. Jesus tornou isso claro em Jo 7.17. Deus deseja nos guiar se estivermos dispostos a segui-Lo.

Não é importante que compreendamos sempre a vontade de Deus. Nós não vivemos por explicações; vivemos por promessas. Os gigantes da fé nomeados em Hb11 nem sempre compreenderam o plano divino, mas foram abençoados ao cumpri-Lo. E afinal, é esse o propósito da vontade de Deus para as nossas vidas – podermos receber as Suas bênçãos, aprender a desfrutá-las e depois partilhá-las com os outros. Quanto mais desfrutarmos da vontade de Deus, melhor poderemos descobri-la e fazê-la.

Tenha cuidado com estas quatro falácias. Elas conduzem sempre à derrota, e afinal, a verdadeira derrota para um Cristão é simplesmente não cumprir a vontade de Deus e contentarmo-nos com um substituto barato.

(Pr. Warren W. Wiersbe – Adaptado)


 
Qual a Porta Que tenhos escolhido



Texto: Mt 7.13-14.

Porta sempre aponta para uma decisão, saímos de um lado e entramos no outro. Abandonamos um caminho e passamos a seguir outro. Porta nos fala do novo, de conquistas, mas também de regressar ao velho e de derrotas. Podemos perder ou ganhar diante das portas, podemos entrar por portas que nos conduzem à vida como também podemos entrar por portas que conduzem à morte, tudo depende da nossa decisão, da nossa escolha.

Na Bíblia encontramos várias passagens que nos falam de portas. No texto que lemos Jesus fala de duas portas, a porta que conduz à salvação e a porta que conduz à perdição. Ensina ainda sobre a diferença entre as duas A que conduz à vida é estreita e o caminho é apertado e poucos encontram; mas a que conduz à perdição é larga e o caminho espaçoso.

1. Quem não consegue entrar pela porta da salvação? Na porta estreita da salvação não pode entrar o obeso espiritual. É necessário haver renúncias do pecado, do mundo e da sua aparência; renúncia da soberba da vida, da maneira vã de viver, das obras da carne, para que haja essas renúncias e fiquemos magros é necessário deixarmos que o puro ensino de Deus faça a obra de mudança, de libertação na nossa vida. Temos que viver a realidade de Lc 13.23-28, onde vemos que para entrar pela porta estreita precisamos lutar por isso, que é pessoal e ainda, que muitos ficarão de fora pela prática de coisas que desagradam a Deus. Como anda a nossa luta contra aquilo que pode nos impedir de entrar?

2. Porque é difícil entrar pela porta estreita? Em 2 Tm 4.3-4, lemos: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas”. Será que isso tem se cumprido em nossos dias?

Observe que Paulo fala que viria um tempo em que não suportariam a sã doutrina, e buscariam se alimentar de misturas. Quando corrigidos, exortados e admoestados não aceitariam, não suportariam, sairiam das igrejas e deixariam seus pastores e discipuladores que lhes ensinam a verdade, por achar que eles são duros. Por isso trocarão de igrejas e pastores, muitas vezes, por não aceitarem a sã doutrina. Alguns ficarão em casa e farão as suas vontades, pastorearão a si mesmos – “... e apascentando a si mesmo sem temor...”. (Jd 1.12). Não se sujeitarão a autoridades e criarão igrejas que preguem o que acham certo, ou procurarão ir a igrejas e a mestres que possam satisfazer os seus desejos pessoais, pois “... tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos...”. Esses crentes “... não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas”. Voltarão à narração de histórias populares ou artísticas de fatos puramente imaginários, que narram as ações dos deuses dos demônios, de pessoas, desviando os olhos de Cristo; voltarão à crítica, zombaria, conversas vãs, boatos, fofocas e mexericos. Será que isso tem acontecido em nossos dias?

3. Atitudes modernas que levam à porta larga? Não é raro ouvirmos hoje em dia: Posso me relacionar sexualmente com meu (minha) namorado (a) e ser crente em Jesus! Posso beber socialmente e ser crente em Jesus Cristo! Posso ir aos shows mundanos ou e freqüentar bares e boates e ser crente em Jesus Cristo! Posso falar mentiras, ser fofoqueiro, ser sensual na minha maneira de vestir e ainda ser crente em Jesus Cristo! Posso ser rebelde, fazer e falar o que eu quero sem me submeter a meus pastores e líderes e ser crente em Jesus Cristo! Posso ter outros parceiros sexuais mesmo sendo casado ou participar de sociedades secretas e mesmo assim ser crente em Jesus? Será que podem?

Infelizmente em nome de uma igreja “cheia” muitos têm ouvido dos falsos mestres que querem manter as suas igrejas cheias e vibrantes: “Podem fazer, não tem nada a ver. Jesus lhes compreende, afinal de contas ele perdoa tudo. Ele sabe das suas necessidades, o quanto é difícil servi-Lo hoje em dia. Fique à vontade, somos uma nova geração de crentes, diferentes da geração anterior quadrada, ultrapassada, santidade é uma coisa relativa”.

É a porta larga, a porta das facilidades. É a porta que a pessoa pode ser crente em Jesus Cristo sem renúncias do pecado, de suas atitudes erradas e do mundo e da sua aparência. É ser crente sem a renúncia do ego, da rebelião, do engano. É ser crente gordo da luxúria, da carne; é pastorear a si mesmo, ser livre, fazer o que quer, falar e escolher o que quer. Essa porta conduz à perdição eterna, e multidões de cristãos estão entrando nela pelo prazer temporal de satisfazerem a sua carne.

Conclusão. Infelizmente, multidões de cristãos estão entrando por essa porta. Que possamos abençoar essa geração, servindo a Deus de todo o nosso coração, andando a luz da palavra de Deus, nos moldando através da sã doutrina, sendo admoestados, exortados e repreendidos quando necessário, recebendo as correções com humildade e alegria, já que a disciplina é um privilegio de filhos e um sinal que estamos no caminho estreito, conforme: Hb 12.7-8.

Ser cristão é ser seguidor de Cristo. Devemos buscar viver da mesma forma que o Senhor viveria em nossa casa, em nosso trabalho, em nossa família. Quando fazemos qualquer coisa que Jesus não faria estamos no caminho errado, correndo o riso de entrar pela porta larga. “Examine-se, pois o homem a si mesmo...” Faça isso agora! Peça a Deus para te mostrar qual área de sua vida você ainda está andando no caminho espaçoso.

(Continue a orar pelas 3 pessoas e convide-as para virem na próxima semana)       
                                                                                                  Pr. Everton Gianordoli Filho



JESUS CUIDA DOS PESCADORES DE ALMA









































Texto: Atos 18.9-10

Em Atos 18 encontramos o relato do grande trabalho que o apóstolo Paulo desenvolveu na cidade de Corinto, onde permaneceu por dezoito meses ganhando vidas e discipulando. Como geralmente fazia, em Corinto o apóstolo usou sua estratégia de começar pregando o Evangelho aos judeus na sinagoga da cidade. Os versos 5 e 6 relatam o empenho de Paulo em mostrar-lhes que Jesus era o Cristo.

Nem todos reconhecem o Evangelho como uma pérola de grande valor.  Durante alguns sábados o apóstolo usou da oportunidade que lhe deram para ministrar aos judeus.  Houve conversões por parte de judeus e também alguns gregos.  Porém, logo os judeus incrédulos tornaram impossível a permanência de Paulo junto deles.  O texto relata que tais judeus amaldiçoaram o apostolo e forçaram-no a sair.  Antes de ir embora, Paulo lhes declarou: Estou livre da minha responsabilidade (v. 6).

É exatamente isto que o Novo Testamento ensina; que anunciar o Evangelho é nossa responsabilidade. Somos Povo de Deus e devemos falar e testemunhar de Deus àqueles que ainda não O conhecem: vocês são... povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (I Pe 2.9).  Paulo escreveu que se sentia na obrigação de pregar o Evangelho: quando prego o Evangelho não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o Evangelho! (I Co 9.16).

A Parábola da Pérola de Grande Valor (Mt 13.45,46) retrata as pessoas que quando alguém lhes apresenta o Evangelho são tomados de fé e logo se entregam de todo o coração a Jesus.  Porém, há outros que, conforme a narrativa de Atos, não percebem nenhuma preciosidade e ainda respondem com ira ao invés de fé.  Você se lembra de que o próprio Jesus falou sobre o “problema” de dar “pérolas aos porcos”? Um porco não dá a mínima para uma pérola.

Apesar das dificuldades, pregue o Evangelho!  Neste texto de Atos 18 o que mais chama a atenção é a ministração que o próprio Senhor Jesus faz à alma do apóstolo Paulo.  Os versos 9 e 10 contam que em certa noite o Senhor veio a Paulo numa visão e trouxe um bálsamo para ele. Saiba que todo servo que se dispõe a fazer o que Deus quer, recebe em contrapartida um tratamento vip da parte d’Ele.

Creio que Paulo estava às portas de entrar numa crise. Ele já passara por dificuldades anteriormente e agora parecia que as perseguições por parte dos judeus incrédulos iriam se reproduzir. Porém, Jesus entrou em ação e trouxe bálsamo para a alma do apóstolo.  As palavras que Jesus pronunciou contêm remédio também para nós.
a)   Não tenha medo.  Você consegue imaginar Paulo com medo?  Pois, certamente, ele lutava contra este inimigo terrível que é o medo.  Ele precisou que o próprio Senhor ministrasse à sua alma esta palavra, a mesma que tantos outros homens de Deus do passado também precisaram. Hoje, esta palavra é para seu coração: não tenha medo!  Fazendo o que Ele quer que você faça, não há por que temer. O medo é paralisante. Porém o Senhor sempre te conduz a vitória.  
b)   Continue falando, não se cale. A nossa boca ungida é uma ferramenta poderosa nas mãos de Deus para quebrar corações e torná-los rendidos aos pés de Jesus. Não desista de falar do Evangelho. Aos romanos o apóstolo Paulo escreveu que a fé que salva é resultado de se ouvir a Palavra. Em seguida pergunta: como alguém poderá ouvir a Palavra se ninguém lhe pregar? Há muitas pessoas que dependem da nossa, ou melhor, a sua pregação para ouvir e crer (Rm 10.14).
c)   Estou com você e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo. Não podemos perder a presença do Senhor. Você precisa manter a presença d’Ele em sua vida, como Paulo.  Esta presença é garantia de vitória.  Um dos textos mais tristes das Escrituras é Juízes 16.20, sobre Sansão: “Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado”. O que pode ser pior do que isto?  Não abra mão da presença do Espírito de Deus em sua vida!
d)   Porque tenho muita gente nesta cidade.  O Senhor avisa Paulo de que muitos iriam se converter em Corinto.  O Senhor também tem falado isso ao Tabernáculo de Sião sobre Guarapari. E nós seremos os instrumentos d’Ele para levar a Palavra a estas pessoas.

Louve a Deus pelo privilégio que vocês têm de conhecer e anunciar o Evangelho de Jesus. Declarem que vocês rejeitam todo e qualquer medo em suas vidas e que desejam falar de Jesus a muitas pessoas. Peçam fervorosamente ao Espírito Santo que encha a cada um com mais da Sua presença.  Declarem a Deus que não abrem mão da Sua presença. Também declarem-se como discípulos, disponíveis para serem instrumentos de Deus na pesca de muitas almas para Ele em Guarapari. Orem pelas pessoas que vocês deram o nome na semana passada.
(Adaptado do estudo original do Bp. Paulo R. Petrizi - SP)

Semana de 27/09 a 03/10
É tempo de Aliança

Texto: “Espírito, alma e corpo, plenamente conservados irrepreensíveis até a vinda do Senhor Jesus.” (1 Ts 5.23).

Este texto é uma convocação para quem deseja andar em plena santidade. Porém, não tem como andar em santidade sem fidelidade e também não existe fidelidade sem aliança. Temos caminhado rumo a uma conquista, não podemos subestimar o que Deus está nos entregando. Como poderemos ganhar uma cidade, um estado, uma nação se o nosso compromisso de Reino está com tantas coisas que impedem essa conquista? Ter fidelidade demonstra o caráter curado de um povo. Infelizmente muitos querem estar na Igreja por motivações equivocadas e por causa disto muitos não suportam o tratamento e o treinamento do Senhor e rompem as alianças.
Nós estamos vivendo um tempo em que a fidelidade é fator fundamental para que possamos dar continuidade à caminhada. Como Deus tem falado, sua Igreja está em Gilgal, às portas da terra prometida, mas só com aliança entrará. A aliança demonstra a fidelidade e esta é gerada pela obediência da fé. Não há como alguém dizer que tem e ser infiel! A Igreja de Jesus é chamada à aliança. Precisamos crescer em relacionamento e mergulhar na ALIANÇA. Fidelidade no espírito fala de santidade; fidelidade na alma fala de restauração; fidelidade no corpo fala de restituição.
1. Caminhando Por Alianças Para Entender Os Níveis De Fidelidade
A aliança não é uma carga, é proteção e segurança. Quando fazemos alianças, nos fortalecemos e Deus nos respalda. O êxito de um ministério está na aliança. Todo ser humano comprometido tem por detrás de si uma aliança.
Só os rebeldes não gostam de aliança, pois querem andar sozinhos para não prestar contas, para realizar o que desejam, porque a aliança não trabalha sem conselho. Porém, o destino desses, segundo a Palavra, é caminhar sozinho e solitário e ir para um deserto onde não terão família. “Deus faz que o solitário viva em família; liberta os presos e os faz prosperar; mas os rebeldes habitam em terra árida” Sl 68.6.
2. O Que É Uma Aliança?
A palavra aliança vem do original grego e hebraico. No grego é “dietiikê”, que quer dizer deixar fluir a vida. No hebraico é “birttes” que quer dizer deixar, derramar sangue por. Os dois significados são muito fortes: fluir a vida e pacto de vida, ou seja, derramamento de sangue. Jesus fez um pacto e pelo Seu sangue uniu os povos e deixou fluir a Sua vida por amor das gerações. Somos fruto dessa aliança de vida e desse derramamento de sangue. "...e sem derramamento de sangue não há remissão de pecado" Hb 9.22. Nossa aliança em Cristo nos traz vida e faz jorrar a cobertura do Seu sangue sobre nós, a Palavra nos adverte que o sangue de Jesus Cristo, o Filho, nos purifica de todo o pecado. A aliança é para nos proteger no espírito (Santidade), na alma (Restauração) e no corpo (Restituição).
3. A Aliança Está Acima Dos Sentimentos
Devemos andar ao lado daqueles que são comprometidos com uma visão e um sonho. Porém, é muito desgastante quando no meio do caminho descobrimos que não têm compromisso, que andam por motivações equivocadas. Por isso, a aliança é necessária, pois a aliança exige que os sentimentos sejam colocados de lado.
A aliança está acima dos sentimentos. Os sentimentos são subjugados quando a aliança é verdadeira. Não somos desalmados, não é isso! Mas o compromisso coletivo é maior do que um sentimento individual. Quando fazemos alianças, deixamos de andar sozinhos e passamos a andar em equipe; morre o individualismo e nasce o relacionamento.
O homem e a mulher de êxito fazem e mantêm as alianças que independem das circunstâncias. Uma aliança não prova que é verdadeira, apenas quando tudo vai bem, pelo contrário, uma aliança é testada que é genuína quando estamos na guerra.
5. Existem Três Níveis De Alianças. Você quer andar em prosperidade? Então seja alguém de alianças. O Senhor nos chama e nos convoca a firmar alianças.
a) Aliança no espírito: Santidade - Este é o tempo da santidade, o tempo da prova de caráter. O ponto mais determinante do seu ministério e da sua história de vida, é quando você entende que o nosso Deus é um ser espiritual e estabelece a Sua aliança primeiro no nosso espírito.
Somos, primeiramente, consolidados por dentro, para que as outras coisas venham como um sinal de conquista. A conquista maior e primordial é a interior, depois se estabelece a exterior. A ordem é: Espírito, alma e corpo, e não o contrário. Somos o templo do Espírito de Deus e por isso devemos cuidar deste templo para que o Senhor reine com toda a Sua majestade. (2 Co 6.16-18)
b) Aliança na alma: Restauração - Acontece quando a mente é transicionada. Deus promove uma mudança em nossa mente, pois com a mente velha não se colhe resultados novos. Nós precisamos dessa restauração! Uma mente renovada é algo que todo ser humano precisa. Estar em aliança com Deus é ter direito irrevogável de andar com essa mente nova. Você quer essa mente nova? Ela é sua por direito de aliança. Esta é a mente de Cristo que nos leva à vitória. (1 Co 2.16).
c) Aliança no Corpo: Restituição - Deus restituirá tudo o que os gafanhotos conhecidos e desconhecidos levaram da nossa lavoura. É o tempo da libertação, cura e restauração. É o tempo da entrada na Terra prometida!
Conclusão:
Deus trará uma restituição integral, em espírito, alma e corpo para aqueles que se mantiverem fiéis à aliança. “O segredo do Senhor é para aqueles que O buscam, aos quais Ele revelará a Sua aliança” (Sl 25.14). Você recebe este segredo? Tenho convicção de que este ministério crescerá de uma forma que todos ficarão escandalizados. Seremos o motivo dos assuntos sociais, estaremos naquela cláusula de Deuteronômio: eles causarão medo de tanta conquista. Deus nos honrará sobremaneira se mantivermos a aliança de pé.
Estamos à beira do Jordão! É chegado o tempo em que Deus abrirá as águas e entraremos em uma terra nova, onde a cada dia teremos novas conquistas. É um tempo de sobrenatural, por onde passarmos, a nuvem da glória nos acompanhará! Mas isso só se tornará realidade se estivermos dispostos a andar em aliança! Com Deus, com a Liderança, com a Igreja, com nossa família, com o nosso testemunho!
A fidelidade no espírito, alma e corpo é uma chamada profética. Deus nos convoca à fidelidade com aliança. Já que só quem tem aliança prospera e Deus nos quer prósperos. Por isso faça uma reflexão pessoal e busque reconhecer como está sua aliança e ajuste o que precisa ser ajustado. Creia nesta pala e prosperareis. (2 Cr 20.20b).



Semana de 13/09 a 19/09

Sem Fé Não Há Transformação
Texto: 1 Rs 17.1

INTRODUÇÃO

É possível transformar uma situação? Uma pessoa? Uma nação?
Sim! Mas é preciso ter fé. Sem fé não há transformação.
Segundo a descrição histórica de I Reis 16.30-33, a situação de Israel era terrível. Lamentavelmente o Rei Acabe volta-se contra Deus e seus profetas, se voltam para práticas idolatras o que conduz a nação a pecar contra Deus.
O pequeno número restante de fiéis a Deus estava sendo ameaçado e temerosos viviam escondidos em cavernas. Por causa disto todos os princípios foram quebrados, houve queda no padrão moral e todos se afastaram de Deus. O profeta Elias foi o único que resistiu e não entrou na onda da maioria e nem na moda da época. Ele acabou colocando o conforto e a conveniência para anunciar o que Deus era Deus e que o que estavam fazendo era errado, isto colocando sua vida em risco. Sabemos que ele conseguiu mudar esta situação, os profetas de Baal foram derrotados, Acabe foi deposto e sua esposa Jezabel foi devorada por cães. E a nação se voltou mais uma vez para a adoração do único e verdadeiro Deus.
Se a fé é condição essencial para a transformação, temos que perguntar: Qual era a fé de Elias? O que o tornou tão firme? Onde ele encontrou coragem para manter-se firme na fé naqueles dias maus, a onde ele conseguiria ousadia para encarar o rei idólatra e avisar que seu castigo estava chegando.

Examinaremos três princípios chaves de aplicação prática em nossos dias.

1. ELIAS TINHA FÉ NA REALIDADE DE DEUS  - "Tão certo como vive o Senhor..." (vs.1).
Deus é vivo e o profeta não tinha dúvidas a esse respeito.

a. Acabe e seus comparsas achavam que tinham acabado com o culto a Jeová. Mas cometeram um grave erro, esqueceram de um único homem: Elias. E, para que Deus transforme qualquer situação, basta um único homem, um indivíduo completamente comprometido com Deus, imbuído daquela fé, daquela certeza que só Deus pode pôr no coração dele.

b. Um dos aspectos mais fascinantes do cristianismo é seu poder de transformar vidas. O mundo não se impressiona com o nosso discurso. É o caráter que conta. O que as pessoas querem mesmo ver é a realidade de Deus em nossas vidas.

c. Existe na sua vida algo que não possa ser explicado pelo mundo natural? Há alguma prova concreta da realidade de Deus em sua vida? Seus filhos podem ver isto? Seus pais? Vizinhos? Amigos? Inimigos? Jó tinha esta convicção: Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra (19.25).

O Apóstolo Paulo também: Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia (2 Tm 1.12).

2. ELIAS TINHA CERTEZA DE QUE ERA REPRESENTANTE DE DEUS - "Perante cuja face eu estou" (vs. 1b).

a.  Deus usa pessoas comuns para alcançar propósitos divinos. Só isso já é um milagre. Entretanto, embora o mundo tenha sede de respostas, muitos crentes gaguejam. Enquanto o mundo estende os braços pedindo socorro, os crentes observam a tudo, imóveis ou dando de ombros. Elias poderia ter feito isso também, no entanto disse: "Eu sirvo ao Deus de Israel".

b. Sabe como Deus reage às crises? Ele convoca seus servos ao serviço. Não apenas no púlpito, mas em todos os lugares (lares, empresas, escolas, etc.).

c. Deus não quer ativismo; quer que estejamos disponíveis sempre que Ele precisar. "Senhor, que desejas de mim hoje?". Nós somos os representantes de Deus na terra. O Apóstolo Paulo declara que somos embaixadores por Cristo. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. (2 Co 5.20)

3. ELIAS TINHA CERTEZA DE QUE O PODER DE DEUS ESTAVA À SUA DISPOSIÇÃO - "Nem orvalho nem chuva haverá nestes anos segundo minha palavra". (vs 1c)

a. Como é que ele poderia ter tanta certeza disso? Elias era algum tipo de mago? Não. Lemos no livro de Tiago que: "Elias era homem semelhante a nós"

b. Seu segredo era orar e estudar as Escrituras. Assim, podia confiar que o Senhor faria aquilo que havia dito. As palavras que ele disse são encontradas em Dt 11.16-17: Guardai-vos para que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e os adoreis; e a ira do Senhor se acenda contra vós, e feche ele o céu, e não caia chuva, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá.

c. Em outras palavras, Elias sabia que a Palavra de Deus é poderosa para transformar o mundo.

d. Será que acreditamos naquilo que as Escrituras têm a dizer ao mundo atual? Podemos transformar este mundo, se o poder de Deus fluir através de nós. Mas precisamos crer nisto.

CONCLUSÃO
Elias mudou o rumo da história por que: Tinha certeza da realidade de Deus; Que era um representante de Deus; Que o poder de Deus estava à sua disposição. E você tem estas certezas, crê nisto, tem feito a diferença por onde quer que ande, ou aconteça o que for você crê na Palavra de Deus na sua vida? Comece hoje a gerar em você a fé que te levará ao sobrenatural de Deus, onde todas as coisas contribuirão a seu favor.
(Autor: Ap. Marcos Vitor )



Semana de 06/09 a 12/09
O Dar Para Deus Quebra Maldições


Texto: Salmo 128; Ageu 1.6-10; Dt 28.1-14
Versículo para memorizar: “Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com sua vontade! Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você.” (Sl 128.1-2).

Introdução: Se queremos obter prosperidade em todas as áreas, inclusive financeira, é necessário que, conheçamos as leis espirituais que a regem, como também aplicar estas leis em nossas vidas.

1 – A história de Ana - I Samuel 1; I Samuel 2. 20 e 21.

Ana, uma serva de Deus, embora andasse amargurada, frustrada, abatida e envergonhada; confiava em Deus. Para sair daquela situação ela precisava de um filho e Deus a tornou fértil. Nasceu Samuel e quando Ana o deu para Deus, estava entregando a semente que permitiu que Deus a abençoasse, e por causa desta semente, que ela plantou, Deus deu-lhe mais cinco filhos. “O dar para Deus quebra maldições”.

2 – A falsa plenitude da mulher Sulamita - II Reis 4.8 a 10

Ela era uma mulher com boa situação financeira, mas nem tudo em sua vida era próspero, lhe faltava um filho, pois era estéril. Ela notou que o Homem de Deus era bênção, pois todas as vezes que ele passava em sua casa para comer pão, o seu lar era abençoado. E juntamente com o seu marido fizeram um quarto e o deram para o Profeta e este a abençoou. Geazi notou que ela não tinha filhos. Então recebeu a palavra profética de que em um ano teria um filho (2 Rs 4.14 e 16). Ela recebeu de Deus, mesmo sem pedir, porque semeou.

Qual a sua esterilidade? Divorcio, finanças, desemprego e outras? “O dar para Deus quebra maldições.”

3 – Quando as pedras clamam - I Samuel 4.1 a 11

A – Porque Deus permitiu que os Filisteus tomassem a Arca?

Os sacerdotes e o povo de Israel estavam se portanto mal diante de Deus. Cometiam pecados e não obedeciam ao Senhor, Deus então levantou os Filisteus (inimigos) contra eles e Israel foi derrotado no primeiro confronto, e em seguida levaram a arca para campo de batalha, mesmo estando em pecado, e foram derrotados pela segunda vez e a Arca foi roubada pelos inimigos.

Não basta estarmos no rol de membros de uma igreja para sermos abençoados, se a nossa vida não estiver de acordo com a Palavra de Deus.

Porém observe o que aconteceu quando a Arca chegou na terra dos Filisteus (I Sm 5). Causou estragos nas plantações, doenças, pestes e outros males.

Isto acontece porque o que é santo e o pecado, não podem caminhar juntos, e luz não combina com as trevas. Não dá certo viver diante de Deus sem fidelidade.

B – Como a Arca foi devolvida? I Samuel 6:1-3; Êxodo 23:15

Reuniram os sacerdotes e adivinhadores: “O que vamos fazer com a Arca do Deus de Israel?”

Tiveram o cuidado de construir um carro novo, escolheram vacas produtivas com bezerros para puxa-lo, porque Deus não aceita restos e sim primícias (Provérbios 3.9-10). E ainda acrescentaram uma oferta pela culpa.

Eles tomaram esta decisão porque estavam debaixo de maldição por tocarem no que é sagrado e precisavam livrar-se deste julgo que assolava toda a nação. Os Filisteus fizeram o melhor, semearam o melhor e a praga saiu daquela nação. “O dar para Deus quebra maldição.”

Conclusão: Todos nós queremos ter uma vida de vitórias e conquistas, mas é necessário andar em fidelidade, porque Deus não abençoa infiéis.
Os celeiros celestiais estão lotados de provisões para os filhos de Deus, que só terão acesso, se a fidelidade for a marca de seu caráter.Quando retemos aquilo que é do Senhor entramos debaixo de maldição, mas lembre-se: “O dar para Deus quebra maldição.”

Aplicação: Nesta semana faça um balanço de todos os dízimos que você por acaso não entregou no altar do Senhor e entregue acrescido de um quinto (Lv 5.16); caso você não se lembre do valor entregue uma oferta de remissão ao sacerdote para que ele ore libere a multiplicação sobre as suas finanças. Deus te chamou para comeu o melhor desta terra, mas a infidelidade impede isso e gera a maldição. Nunca se esqueça: “O dar para Deus quebra maldição.”

Semana de 23/08 a 29/08
Céu De Bronze E Chão De Ferro
Texto: Dt 28.23


Você já viveu a sensação de orar e sentir não estar sendo escutado ou de plantar e plantar e de nunca colher?

Muitos dizem que vivemos no tempo da garça e, portanto podemos fazer tudo! Deus perdoa e pronto! É como se as leis e os princípios de Deus que são imutáveis, tivessem deixado de existir. Está é uma visão distorcida de um Deus que é perfeito, justo e IMUTÁVEL.

As leis e os princípios de Deus estão presentes nas nossas vidas. Deus continua sendo o mesmo de ontem, a diferença é que hoje temos um justo advogado (que não veio para anular a lei, mas para cumpri-la) que desceu a terra para passar pelos mesmos caminhos pelos quais passamos, a fim de que pudéssemos ser entendidos diante do Pai.

Dt 28.15 diz que se não obedecermos à voz de Deus, as maldições nos alcançariam, ou seja, as conseqüências viriam e se estabeleceria sobre nós céu de bronze e sob nós chão de ferro. Este “castigo”, neste contexto estava relacionado com a punição que faraó dava para um escravo quando não trabalhava adequadamente, ele era colocado numa cápsula de bronze e ferro e deixado lá para morrer.

Céu de Bronze é um bloqueio do homem para com Deus e chão de ferro é um bloqueio de Deus para com o homem… Imagine! Você falando com Deus e Ele simplesmente não esta ouvindo por você ter negligenciado a Sua voz e Sua palavra… Os céus se tornaram de bronze! Agora imagine você plantando dia após a sua semente e a regando com lágrimas e suor e NADA… Porque simplesmente a terra se tornou ferro.


I. O Céu de Bronze impede nossos pedidos, desejo e frustra os nossos sonhos. Vejamos algumas atitudes que geram o Céu de Bronze:

1. INCREDULIDADE – Não acreditar no poder de Deus leva ao descrédito. Por que buscá-lo se Ele não pode fazer ou não quer fazer isso para mim. A incredulidade nos afasta do Senhor.

2. INDEPENDÊNCIA – Confia mais no homem do que em Deus. Isso leva o homem à falta de oração. E a confiar em seu próprio braço, o que o torna maldito (Jr 17.5)

3. SOBERBA – Age de dois modos na construção do Céu de Bronze.
  1°) A pessoa passa a se achar maior e melhor que Deus, acha que sabe mais do que Ele. Entende que ele conhece todos os caminhos para ser vitorioso.
  2 °) Torna a pessoa não ensinável. Se ele não aprende, não cresce. Se sente superior a tudo e a todos (Satanás também se achou maior que Deus e seu fim não foi bom).

4. DECISÃO PESSOAL – Somam-se aos itens anteriores as questões de cada um que conscientemente desobedecem a Deus, não O ouvem e nem querem fazê-lo, ou pior, escutam o Senhor dizer não e por teimosia e por não Lhe dar importância fazem.

A falta de ouvir, obedecer e se entregar a Deus, gera sobre nossas vidas o céu de bronze.

II. O Chão de Ferro – São as conseqüências do Céu de Bronze.

1. A TERRA SE TORNA ESTÉRIL – Perde a fertilidade, exige cada vez mais esforço pessoal e o resultado é cada vez menor.

2. FALTA PROSPERIDADE – Não há a autorização para prosperar, ou seja, a Bênção. “Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.” (Ageu 1:6)

3. COMO DEUS NÃO COLOCOU A MÃO, O DIABO COLOCA. Isso traz opressão, vícios, etc..

Conclusão
Para toda ação nossa há uma reação. Deus não é culpado de nada, Deus está desejoso para que venhamos a rasgar o céu de bronze que nós mesmo criamos através da nossa independência de Deus, para que Ele possa derramar chuva sobre a nossa semente plantada em terra fértil!Não espere que Deus destrua o que você mesmo criou, reage você o céu de bronze que com certeza Ele te ouvirá e derramará sobre ti a abundante chuva que transformará seu chão de ferro em terra fértil, que produzirá com abundância bênçãos para sua vida. Confie a Deus toda a sua vida e Ele trará sobre você o Seu sobrenatural. Ore agora e arranque o céu de bronze da sua vida.


Semana de 16/08 a 22/08
Quando negamos a Jesus

Texto base: Lucas 22.47-62.

INTRODUÇÃO:
Após descer do Monte das Oliveiras, onde orava pedindo ao pai que se fosse possível passasse dele o cálice (v. 39-46), Jesus encontra os seus discípulos dormindo. Na seqüência do texto (v. 47-53), Lucas nos relata o episódio da prisão de Jesus após ser traído por Judas. Judas trai Jesus com um gesto afetuoso, beijando-lhe a face.

A partir do v.54 a bíblia nos relata uma seqüência de eventos onde Pedro nega a Jesus três vezes. Quem cometeu “maior pecado”, Judas que traiu a Jesus ou Pedro que negou o mestre por três vezes?

Normalmente, só nos lembramos do ato deplorável de Judas. No entanto, aos olhos de Deus não há uma escala de classificação para o pecado, ou seja, não há uma escala que diferencie pecadinho de pecadão. A sentença para o pecador que não se arrepende não leva em consideração a “gravidade do pecado”. A palavra de Deus nos diz: “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. (Rm 3.23)

Judas para nós é um mau caráter, e quanto a Pedro? Ah! Pedro foi um dos grandes líderes da igreja primitiva. Pedro escreveu uma grande epístola. Ah! Pedro... Fazemos uma discriminação severa entre Judas e Pedro, com o nosso “dom de julgar”. Mas... Como era temperamento de Pedro? Pedro era um homem impulsivo, destemperado e às vezes até violento. No mesmo episódio da traição de Jesus, Pedro arranca a orelha de um servo do sumo sacerdote com uma espada (v. 50). Como o apóstolo Tiago nos relata em sua epístola, ele, assim como o profeta Elias era “um homem sujeito às mesmas paixões que nós”. Pedro era um homem tão falível quanto eu e você.

O pecado cometido por Pedro muitas vezes é repetido por nós diariamente. O que? É isso mesmo. Às vezes negamos a Jesus até mais de três vezes por dia. Vejamos algumas atitudes que revelam quando negamos a Jesus?

1. QUANDO DEIXAMOS DE ORAR.
O processo de negar a Jesus, provavelmente, começou antes na vida de Pedro. Ela começa quando deixamos de orar. Veja que enquanto mestre orava intensamente, a ponto de suar gotas de sangue (v. 44), Pedro dormia tranqüilamente (v. 46).

É assim que acontece nas nossas vidas também. Quantas vezes vamos dormir, tranqüilamente, sem se quer agradecer pelo dia vivido? Quantas vezes acordamos e nos “esquecemos” de pedir a Deus por aquele dia?

2. QUANDO PASSAMOS A SEGUIR JESUS DE LONGE. (Ap 3.14-22)
No versículo 54 lemos que Pedro, após a prisão de Jesus, o seguia de longe. Quantas vezes decidimos seguir Jesus de longe?

No texto de Apocalipse a palavra nos exorta quanto aos riscos de nos tornarmos mornos no reino de Deus.

Tornamos-nos mornos quando resolvemos não nos envolver com a obra do Senhor, dizendo: - Não... Deixa este negócio de ministério pra lá. Eu vou ficar aqui no meu canto quietinho. Não... Deixa este negócio de grupo de comunhão pra lá. Não... Eu prefiro não me envolver. Não isto, não aquilo, não e não. Quando decidimos seguir Jesus de longe, corremos o risco de não mais ouvir a sua voz. De não conseguirmos vê-lo mais nos nossos gestos. De perdermos completamente o contato com ele.

3. QUANDO NOS ASSOCIAMOS ÀS TREVAS. (Sl 1.1)

Alguém aqui já tentou misturar água com óleo. Se já tentou descobriu que água e óleo não se misturam. Precisamos tomar muito cuidado para não nos conformar com este mundo (Rm 12:2) diz: “e não vos conformei com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimentei qual seja a boa, agradável e perfeita vontade do senhor”. No intuito de alcançarmos vidas para Jesus, precisamos tomar cuidado para, ao invés de convertermos o ímpio ao cristianismo, não sermos convertidos por ele. Pedro assentou-se à roda dos escarnecedores. Pedro se fez passar por um deles.

4. QUANDO NÃO NOS IDENTIFICAMOS COMO SEUS SEGUIDORES.

Em Mt 10. 32-33 Jesus diz que aquele que o negar diante dos homens, que seria negado por ELE diante do PAI. Quantos de nós, em nome de uma posição ou dependendo da circunstância não temos deixado de nos identificarmos como um seguidor de Jesus. Negamos a Jesus quando deixamos de dizer que somos seus seguidores. Pedro negou a Jesus três vezes seguidas.

CUNCLUSÃO:
Ao analisarmos toda a história e sabendo a trajetória de Pedro, vemos que a provável diferença entre ele e Judas resume-se ao fato de ter ele um coração tratável.

Pedro ao ser alvejado por um olhar de Jesus (v. 61) lembra-se das palavras do Mestre que dizia: “_Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo”. Dizem que um olhar vale mais do que mil palavras. Imaginem um olhar de Jesus. Ao ser “tocado” pelo olhar de Jesus Pedro chorou amargamente (v. 62). Pedro expressa todo o seu arrependimento, enquanto Judas apenas sentiu remorso.

Precisamos, assim como Pedro, estar atentos ao toque do Espírito.

Deus nos conhece. Ele conhece às nossas obras. Ele conhece as nossas limitações. Ele sabe quem realmente somos. Em Ap 3:7-13, Jesus fala de alguns que se dizem Judeus e não são.

O desejo do coração de Deus é que nos tornemos coluna na casa Dele. Para isto, precisamos estar atentos ao seu olhar, ao toque do seu espírito e ao soar da sua voz. Você tem negado a Jesus no seu dia-a-dia? Faça como Pedro, ouça a voz do Espírito Santo e arrependa-se. Ainda é tempo de voltar. Deus pode e quer transformá-lo num grande discípulo. Creia nisto!

 
Semana de 09/08 a 15/08

Restaurando o altar de Deus em nós



Texto: II Crônicas 29:1-11
Versículo Chave: “Meus filhos, não sejam negligentes agora, pois o Senhor os escolheu para estarem diante d’Ele e o servirem, para ministrarem perante ele e queimarem incenso.”

Introdução:

Fomos chamados e escolhidos por Deus para estar diante d’Ele, para servi-Lo, para ministrar e agradar Seu coração. Mas para que isso seja real devemos fazer o que o Senhor aprova; reabrir e consertar as portas do templo; convocar o povo para consagração; retirar tudo que é impuro do santuário de Deus; ser fiel.

Assim como o rei Ezequias agradou o coração de Deus fazendo o que o Senhor aprova, assim devemos ser: agradá-Lo com nossas atitudes, restaurando o Seu altar, que é a sua presença em nós. Vejamos as atitudes de Ezequias:

1. Reabriu as portas do templo e as concertou (Vs. 3b).

Devemos olhar para o nosso coração e ver o que há nele que desagrada a Deus, seja nas atitudes, no modo de pensar… Pedir ao Espírito Santo que nos revele o oculto do coração, tendo a coragem de olhar para nós mesmos como realmente somos, reconhecendo que somos falhos e necessitamos da misericórdia de Deus. Decidir por mudança de vida, buscando o verdadeiro arrependimento com um coração quebrantado e humilde. É tempo de concertar o que está errado em nós, só assim agradaremos a Deus. Devemos então reabrir as portas do nosso coração e concertar o que está quebrado.

2. Retirou tudo o que era impuro do santuário (Vs.5b)

Quantos ídolos carregamos camuflados no coração, que ocupam o lugar de Deus, onde nos apoiamos e colocamos nossa confiança, descuidando do altar de Deus. Carregamos o pecado e achamos normal, continuamos a obra como se ninguém pudesse ver e esquecemos que de Deus nada se esconde e d’Ele não podemos zombar. Até quando vamos nos esconder e continuar tocando no altar de Deus como se nada estivesse acontecendo? É tempo de arrependimento e voltarmos atrás, aos braços e à presença do Senhor, limpando o altar de Deus para que Ele habite em nós.

3. Levou o povo a Consagrar-se (Vs. 5)

O Senhor nos chama a vivermos para Ele, a nos separarmos e santificarmos cada pensamento e sentimento em Sua presença. A busca pela santidade deve ser diária, não podemos permitir que a casa de Deus permaneça suja, mas que ela esteja adornada, coberta pelo manto de santidade do Senhor. Quando nos consagramos entendemos o sacrifício da Cruz – Jesus só conseguiu fazer a vontade do Pai, porque se consagrou, ou seja, Ele morria para a sua carne todos os dias para viver a santidade de Deus. Se hoje não resistimos às tentações é porque deixamos a consagração de lado. A consagração nos ensina a morrer para nós mesmos e a buscarmos a vontade do Pai.

4. O Senhor escolheu Ezequias para restaurar aquela geração, hoje o Senhor nos escolhe para restaurarmos a nossa (v11).

Ele nos escolheu e chamou para estarmos diante d’Ele e servi-Lo, para ministrar e entregarmos ofertas que O agrade, que subam como incenso suave. O Senhor necessita de vasos que se dêem e que estejam longe das contaminações deste mundo; que assumam seu chamado e posição de filhos de Deus e cumpram a sua grande comissão descrita em Mt 28.18-20, pregando o evangelho e fazendo discípulos de todas as nações.

Conclusão

É tempo de consagrar-nos ao Senhor, nos arrependendo dos nossos pecados, restaurando o altar e a presença de Deus em nós.

Como está o altar do seu coração? Tome hoje uma decisão de restaurá-lo e servir a Deus.
(Pra. Priscila Bolzan – Ig. Apostólica Porta da Paz)

Estudos Anteriores

A Vinda de Jesus é Real
Textos: Lc 17.34-36 e Mt 24.40-42


INTRODUÇÃO
Muito se fala em Jesus, como aquele que morreu na cruz em nosso lugar, que perdoa pecados, que nos dá a vida eterna. Fala-se também que devemos nos preparar para ir morar nos céus, enfim, falamos sobre Cristo, mas deixamos a impressão de que tudo será daqui a um bom tempo, nada é para agora, tudo virá um dia ainda muito distante. Será?

1 – A VINDA DE JESUS É REAL. ELE VIRÁ, MAS NEM TODOS IRÃO COM ELE.

1.1 – Ninguém sabe a hora – Ninguém sabe qual será o momento da vinda de Jesus Cristo, ou seja, o momento em que vamos nos encontrar com Ele.

a) Não temos controle sobre a morte – Não há nenhum ser humano que tenha controle sobre a hora da sua morte. Quantos saem para passear e não voltam mais, dormem e não amanhecem, vão para o hospital e não retornam? Esta é uma realidade que todos nós convivemos com ela, independente de idade, sexo, religião, raça, posição social ou qualquer outro aspecto. A morte iguala a todos. Por isso não podemos saber qual o momento exato que vamos ao encontro de Jesus. Não podemos prever o dia, mas podemos escolher a forma como vamos estar em Sua presença.

b) Sua vinda é um mistério – Em Mateus 24.36, o próprio Jesus afirma: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai”. Se soubéssemos, viveríamos uma vida desregrada, de qualquer maneira, fazendo tudo o que desagrada a Deus e um pouquinho antes de Sua volta, dobraríamos os nossos joelhos e pediríamos perdão, não por arrependimento, mas para poder ser salvo, o que não adiantaria de nada. Por este motivo, ninguém sabe a hora da Sua volta e assim devemos viver com o desejo de fazer o que agrada a Deus. Você tem vivido assim?

1.2 – Nem todos vão se encontrar com Deus – Tem muita gente que pensa porque Deus é “bonzinho”, vai perdoar todo mundo e que todos vão passar a eternidade ao lado d’Ele. Que engano das trevas. Deus realmente é amor, mas também é justiça. Ele não pode igualar os que entregaram suas vidas a Ele conscientemente e que mortificaram sua carne procurando viver sem pecado, com àqueles que viveram como queriam, sem se importar com o amanhã. Por isso, mesmo vivendo e trabalhando lado a lado, Deus olhará individualmente para cada um, não vai importar ligações familiares, carteirinha de igreja, religião, penitência, etc. Deus irá olhar para o coração. E muitos corações não estarão prontos.

2 - A ESCOLHA É INDIVIDUAL

2.1 – Deus não tem parentela, nem todos são filhos – Muitos acham que porque alguém da família é cristão, a salvação de toda ela está garantida. E muitos acham que todos são filhos de Deus. Porém, não é o que a Bíblia diz em João 1.12: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”. Este texto deixa claro que só quem crê em Seu nome, isto é, acredita que Ele morreu na cruz em nosso lugar, que só Ele pode nos levar a Deus e mais ninguém ou nada, que só Ele deve ser invocado e só a Ele devemos pedir ajuda e render nossa adoração, que devemos seguir o que Ele nos ensina em Sua Palavra; a estes é dado o poder de serem seus filhos e as demais pessoas, são criaturas de Deus. Ele as ama, a tal ponto, que enviou Seu filho, Jesus, para morrer por elas, mesmo que elas não aceitem este sacrifício.

2.2 - Quem quer seguir a Jesus, deve romper com o passado – Há um relato na Bíblia (Rute 1.12-16) em que a sogra chama suas noras, que eram irmãs e viúvas de dois irmãos e as manda voltar para casa dos pais. Isto implicava em que elas voltassem aos costumes e crenças da família. Uma delas voltou, a outra não, esta era Rute. Ela declarou que o Deus de Noemi (o Deus Verdadeiro) era também o seu Deus. Seguir a Cristo implica muitas vezes em romper com costumes e conceitos familiares, inclusive nas questões religiosas. É difícil, mas vale à pena se quisermos estar prontos para nos encontrar com Deus.

3 - E VOCÊ? ESTÁ SE PREPARANDO PARA SE ENCONTRAR COM DEUS OU NÃO?

Esta é uma pergunta que só você pode responder. Como falamos, é uma questão de escolha, você é quem tem que decidir se tornar um (a) filho (a) de Deus. Ninguém pode tomar esta decisão por você. Porém o próprio Jesus disse: ...”Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai, se não for por Mim” (Jo 14.6).

CONCLUSÃO
Por qual caminho você tem seguido para se encontrar com Deus? Tome agora a decisão de seguir verdadeiramente ao único que pode te conduzir até Ele! Se você já tem Jesus como Senhor e Salvador, também é hora de avaliação: como eu tenho seguido a Jesus? Como Ele quer ou do meu jeito? Nosso jeito normalmente nos distancia de Deus em vez de nos aproximar d’Ele. É tempo de decisão e ajustes. Ore agora e coloque a sua vida diante de Deus, arrependa-se e passe a ter certeza da salvação

Pr. Everton G. Filho
 
 
NÃO PERCA A SUA CHAVE


Texto: Gn 30.37-43

INTRODUÇÃO

Deus gosta de agir por meio de nossa fé, quando nós movemos o sobrenatural. Quando as coisas são fáceis (naturais), então Deus deixa que nós mesmos façamos, mas quando é impossível (sobrenatural) aí sim, Deus age. Muitas das vezes as pessoas pensam ou acham que é da noite pro dia que Jacó conquistou e foi abençoado.

O maior problema hoje nas Igrejas é que as pessoas acham que por participarem de um culto ou de uma única campanha esperam já receber da “noite pro dia” o milagre. Jacó trabalhou 14 anos para ter a mulher que ele amava e mais 6 anos para ter a colheita que Deus queria para ele. Deus tem uma chave ara que você destrave a porta da bênção em sua vida, vejamos:

1- DEUS TEM UMA COLHEITA PARA VOCÊ.

Mas ela não é natural – O natural é o que traz a percepção daquilo que está ao nosso redor. Esse nível não leva ao coração do homem o que Deus tem para cada um de nós. Se vivermos daquilo que sentimos e tocamos, é porque não experimentamos, ainda, a revelação das coisas que Deus tem preparado para nós.

Por isso eu quero convidar você a entrar em um nível mais alto, como está escrito em 1 Co 2.9: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.”

Quando vivemos dos olhos e ouvidos naturais, sofremos aflições, ansiedades, enfermidades da alma, porque não vivemos por fé. Porque só pela fé ao Nível da vida que Deus tem para nós.

Não se esqueça que é pelo olho e ouvido que percebemos tudo aquilo que pode nos afastar das coisas de Deus. Por isso Jesus disse em Lc 6.45c: “… A boca fala do que o coração esta cheio.”

O Senhor sempre falou em sua palavra da importância do coração:

Mc 12.30 – “Amarás o Senhor seu Deus de todo o seu coração… Se não for de todo o coração…”

Lc 1.17- “Converter o coração dos pais aos filhos… Tem que se converter…”

Vamos entender de forma clara este princípio: Sabe por que Pedro foi denunciado pelo seu modo de falar?

Porque o seu coração estava cheio de Deus

Então meu amado (a) se você que uma colheita sobrenatural faça ao Senhor o mesmo pedido do Salmista: “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios. Sl 141.3

2– DEUS QUER VER SUA FÉ.

A colheita é sobrenatural. O olho não viu; o ouvido não ouviu; não penetrou (subiram) ao coração o que Deus já preparou para cada um de nós vivermos em Seu sobrenatural.

Em que Nível você tem vivido?

Jacó tinha uma chave para prosperar, eram as estratégias de Deus. Uma das coisas mais inteligentes que podemos fazer é buscar revelação em Deus.

Deus quer nos inspirar para tomarmos as decisões certas. A palavra revelação está disponível para os que a buscam. Construa um altar

Secreto com Deus e Ele colocará sua conquista diante de você.

3-DEUS QUER SABER, ONDE VOCÊ TEM COLOCADO SEUS OLHOS.

Em Genesis 30.37-43 lemos como Jacó colocava as varas na frente das ovelhas para elas darem a luz olhando para aquilo, e o resultado é que seus filhotes vinham de acordo com o que elas olhavam.

Deus nos ensina aqui que para onde você olha determina a sua conquista.

Fica olhando pra gente desanimada e ficará como ele…

Fica olhando pra gente que está azeda e ficará como ele…

Fica olhando para um depressivo e ficará como ele…

Fica olhando para murmurador e se tornará um deles…

Fica olhando…. E se tornará igual a ele.

Se você acha que isso edifica a sua vida continue olhando; se não comece a orar!

Acha que seu irmão precisa de mudar … ORE

Acha que seu irmão está em pecado… ORE

Acha que seu irmão está errado… ORE

Acha que seu irmão está… ORE, ORE, ORE….

Quem engravida a mente de fé dá a luz a conquistas extraordinárias. Você consegue enxergar a sua Chave.

CONCLUSÃO:
Deus tem uma chave de vitórias com seu nome. Para conquistá-la: Encha seu coração do sobrenatural e viverás nele, exercite o sobrenatural creia e você verá acontecer, coloque seus olhos naquilo que edifica e ore pelos que ainda não conseguem fazer isso.
Pr. Everton G. Filho


Por quais caminhos temos andado?


Texto: Jn 1.1-17

Nem sempre o que Deus manda fazer nos agrada. Este era o caso de Jonas. Ele não queria ir até Nínive, tomou outra direção. A Bíblia fala que ele se levantou para fugir de diante da face do Senhor (v.3), seria isso possível?

1. DEUS ESTÁ EM TODO LUGAR. 
O salmista declara: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também”(Sl 139.7,8) Foi uma tentativa inútil de Jonas. Deus é onipresente (está em todos os lugares) e onisciente (conhece todas as coisas). Nós também tentamos muitas vezes fazer isso. O Senhor nos dá uma direção e queremos ir para outra. Acabamos andando por lugares que não deveríamos e com pessoas que não nos querem bem, e entramos em situações que são muito complicadas.

2. DEUS TINHA UMA DIREÇÃO CLARA PARA JONAS.
Sempre que estamos dispostos a ouvir Deus ele nos dá direções corretas e precisas para nossas vidas. Nem sempre elas agradam nossa carne. Por vezes ficamos com medo de assumirmos estas posições, pensamos em nós mesmos, no nosso ciclo de amizades. Mais ou menos como Jonas. Que dirão os meus irmãos se for até Nínive e Deus mudar o castigo daquele povo tão cruel – como o fulano que faz ou fez tanta coisa errada pode agora posar de crente? E se o povo de lá for contra mim? – por isso não falo de Jesus no meu emprego, ou para os meus amigos, pois eles podem se levantar contra mim. MESMO QUE VOCÊ NÃO PERCEBA, A DIREÇÃO DE DEUS É SEMPRE A MELHOR!

3. AS CONSEQÜENCIAS DE UMA DIREÇÃO ERRADA.
Jonas tentou ir para o outro lado, como fazemos muitas vezes. No princípio tudo aparentemente dá certo. O próprio Jonas conseguiu um navio, pagou a passagem e se deitou tranqüilamente no porão. A viagem começou. O balanço do mar era agradável e ele pegou no sono. Aí está o grande perigo. Quando estamos fora da direção de Deus, satanás nos leva a experimentar por algum tempo uma gostosa sensação de que está tudo bem, para que não percebamos a cilada em que estamos prestes a cair. È o sono espiritual no qual, muitos estão dormindo, arriscando perderem a salvação pela desobediência. De repente as coisas mudam!

a. Veio uma grande tempestade. As tempestades sempre alcançam os que estão fora do propósito do Senhor. Não foi diferente com Jonas e não é conosco. No meio da tempestade não temos para onde correr, nos molhamos, às vezes ficamos doentes, não é raro sujarmos nossas pés na lama que se forma. As tempestades da vida também têm muitos nomes: finanças, enfermidade, desemprego, problemas familiares, vícios, etc. Será que você está no meio de alguma tempestade?

b. O Navio estava para se quebrar. Não adianta o quanto lutamos, parece que tudo vai se arrebentar, nada dá certo, nenhuma tentativa dá resultado. Tentamos, por exemplo, sair de uma dívida, entramos em outra ainda pior. Tentamos um novo emprego, mas as inquietações e insatisfações continuam. Fazemos de tudo para agradar a outra pessoa, mas nada parece estar bom.

c. Os amigos só querem se salvar. Nestas horas, em que as coisas vão mal, os “amigos” só querem salvar a “pele” deles, se for preciso lançam você no mar. São os amigos “do copo”, “do dinheiro”, “do carro” ou “ do status”. Quando você menos espera e mais precisa deles, eles somem.

4. O futuro de quem corre de Deus. A Bíblia diz que Jonas foi parar na escuridão, nas entranhas de um grande peixe por três dias e noites, ele lá ficou. Talvez você também esteja vivendo um momento de escuridão em alguma parte de sua vida. Com toda certeza isso não é agradável. As entranhas fala de um lugar onde há decomposição, coisas estragadas. Se não tomarmos cuidados, acabamos em decomposição também, estragamos a nossa vida e a de outros à nossa volta.

5. Mas há uma saída. O próprio Jonas nos revela: “Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus, e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.”(Jn 2.1,2) Quando reconhecemos que estamos no caminho errado e clamamos a Deus, Ele em sua misericórdia nos faz sair da situação e nos leva de novo para a direção correta.

CONCLUSÃO
Por que caminhos você tem andado? Eles estão agradando a Deus? Será que há em sua vida alguma atitude que não está de acordo com o projeto do Senhor? Se existir, agora é o momento de clamar a Deus para que ele te reconduza ao caminho certo. Ore a Ele e peça perdão pelos caminhos que você tem andado, pela desobediência em fazer a vontade do Pai. Ainda há tempo, e este tempo se chama hoje!


Pr. Everton Gianordoli Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário