domingo, 28 de novembro de 2010

Posso Fazer Isso?

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai”. Fp 4.8

Há pessoas que não querem ser evangélicas por causa das proibições. Pensam que se tornando cristãs terão de deixar muitas atividades prazerosas. Outros se tornam evangélicos e acham que podem continuar com o mesmo comportamento do passado e, há ainda outros que na tentativa de amenizar a dor da sua consciência, se esforçam para fazer uma versão evangélica das atividades mundanas. Afinal, o que é certo e o que é errado na vida cristã?

Era muito difícil falar alguma coisa ao filósofo Sócrates, porque antes ele testava a pessoa com as seguintes perguntas: Você tem necessidade de me falar o que quer falar? O que você quer me dizer vai ajudar alguém? Cinco séculos mais tarde, o Apóstolo Paulo também apresentou um teste, porém mais completo, porque não se trata apenas do que se quer falar, mas também do que se pretende fazer.

Se o que o crente quer fazer, é verdadeiro, é honesto, é justo, é puro, é amável, é de boa fama, tem virtude e se há louvor, pode pensar e pode fazer. Se a pessoa quer falar, mas não sabe se é verdade, não deve falar. Se o que pretende fazer não é honesto, também não deve fazer e não adianta dizer que todo mundo faz, porque o juiz não é “todo mundo” e sim o nosso Deus. Se o que deseja fazer não é justo, também deve ser reprovado. Se não é puro, abandone. Se não é amável, se não mostra amor a alguém, também deve ser descartado. Se não é de boa fama, também não serve, porque a pessoa vai ficar envergonhada quando os outros tomarem conhecimento do que ela fez. Se não há virtude em fazer o que se pretende, também já está reprovado. Benjamim Franklin, um piedoso servo de Deus do século XVII, relacionou 13 virtudes para orientar sua vida neste mundo: controle emocional, silêncio, organização, decisão, vida simples, realização, sinceridade, justiça, ser moderado em tudo que faz, limpeza do coração, tranquilidade, pureza íntima e humildade.

Experimente testar o que você pensa e pratica de acordo com o gabarito de Filipenses 4.8. Se passar, pode e se não passar, não pode. Ore ao Senhor pedindo ajuda para ter sua vida sempre aprovada pela Palavra de Deus
(Pr. Azair Ferreira Corrêa – PIB de Itaguaí)







Nenhum comentário:

Postar um comentário